Falta de energia elétrica e infraestrutura de escolas estaduais em pauta

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu a representação do CPERS Sindicato para explanar sobre a situação das escolas estaduais de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermudez e Flores da Cunha. Por proposição do vereador José Clemente Correa (PDT), diversas instituições relacionadas ao assunto foram convidadas a tratar do assunto no dia 3 de março de 2022.

A escola HB está há 14 meses sem energia elétrica e a Flores da Cunha, desde 2019, aguarda a conclusão de uma obra de infraestrutura. “Buscamos respostas plausíveis para essa situação vergonhosa que causa prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem e desmotiva toda comunidade escolar”, afirma Clemente.

O convite foi enviado para Secretária Estadual de Educação, Secretário Estadual de Obras, Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa e Coordenadora Regional de Educação (10ª CRE). Registraram impedimento da presença no plenário o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual que deverá comparecer no parlamento nos próximos dias.

Na oportunidade, a Vice-Diretoria do 21º Nucleo CPERS, Felicia Regina Mosselin, fez uso da palavra, acompanhada das representações dos educandários, Marta Verônica Silva da Silva e Janaine Silveira Schultz. “Os educandários estão funcionando pelos professores que somos inventores na dificuldade. Não é possível que essas escolas de tanta importância sejam tão prejudicadas. Agradecemos o apoio dos vereadores às mobilizações”, considera Felicia.