Fachada azul em alusão à Semana do Uso Racional de Medicamentos

De 5 a 11 de maio, acontece no âmbito nacional e estadual a Semana do Uso Racional de Medicamentos, alertando à população quanto aos riscos causados à saúde pela automedicação. A cor oficial da campanha é azul, assim a Câmara Municipal de Uruguaiana, a convite da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), adere à causa.

A iluminação especial de prédios públicos é uma das ações promovidas pelo CRF/RS e CFF. A campanha foi criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta desses produtos, conforme a orientação de profissionais de saúde. A mobilização em torno do tema conta com o apoio da Anvisa.

Na mesma oportunidade, tendo em vista a situação de calamidade do Rio Grande do Sul, o Legislativo colabora na divulgação da campanha de arrecadação de medicamentos para as vítimas da enchente, realizada pelo projeto de extensão – humanizando a saúde no pampa, parceria Unipampa e Prefeitura.

Medicamentos mais necessários:
Analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e ansiolíticos.
Aceitamos: comprimidos (com validade no blister), materiais para curativo, pomadas, fraldas infantis e geriátricas.
Não inclui cosméticos, xaropes, cremes e pomadas que estejam abertas.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO:
ESF 07 – União das Vilas
ESF 14 - Tabajara Brites
ESF 15 – Hípica
Policlínica (anexo Posto Central)
Farmácia Básica Municipal (Estação Férrea)

Informações da Anvisa, da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

Orientações gerais

• Evite tomar medicamentos sem orientação de um profissional de saúde (médico, dentista, farmacêutico, entre outros).

• Não tome medicamentos vencidos.

• Não utilize medicamentos indicados para tratar outras pessoas.

• Nunca compre medicamentos em feiras e camelôs.

• Só compre medicamentos em farmácias e drogarias.

• Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria.

• Guarde com você a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante se você precisar registrar alguma queixa em caso de irregularidades.

• Não compre medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.

• Guarde os medicamentos seguindo as orientações do fabricante.

• Se o medicamento deixar de fazer efeito, procure imediatamente o médico.

Evite a automedicação

De acordo com informações da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância do descarte adequado de medicamentos.

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria para tratar sinais e sintomas de algum dano ou doença, sem orientação médica ou farmacêutica. Não use medicamentos indicados por outras pessoas, como amigos, vizinhos e parentes, mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais que você.

Intoxicações

A intoxicação por medicamentos ocorre principalmente pelo seu uso acidental, em especial com crianças. Por isso, é muito importante armazenar esses produtos em locais seguros. Há também outros casos de intoxicação, causados pelo uso do medicamento de forma incorreta ou abusiva, por erro de prescrição ou de administração, por automedicação, entre outros.

Resistência microbiana aos antimicrobianos

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos também é uma ótima oportunidade para divulgar e reforçar informações sobre a resistência microbiana aos antimicrobianos, que ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam ao longo do tempo e não respondem mais aos medicamentos, tornando as infecções mais difíceis de tratar. Dessa forma, a resistência microbiana aos antimicrobianos também aumenta o risco de propagação e gravidade das doenças, com consequente aumento de mortes.