Executivo veta ato legislativo
O veto do Poder Executivo à concessão do título honorífico de Cidadão de Uruguaiana ao médico Fábio Marcanth da Mota foi mantido pelos vereadores durante a sessão ordinária de hoje, dia 4 de setembro de 2012. O Poder Legislativo não atingiu o número necessário de votos para a derrubada do veto, ou seja, seis votos, representando a maioria absoluta dos parlamentares. Na ocasião, foram cinco votos contrários ao veto em contraponto a quatro favoráveis dos parlamentares da bancada do governo.
O Poder Executivo não reconheceu gestos de abnegação que amparassem esta importante honraria ao médico, conforme justificado no texto do veto ao ato Legislativo. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal emitiu parecer desfavorável ao veto, considerando não trazer em sua justificativa fundamentação constitucional, mas sim argumentos de cunho pessoal em razão de fatos ocorridos em outras oportunidades entre o atual prefeito municipal e o profissional da saúde.
Homenageados na Semana Farroupilha
Em alusão à Semana Farroupilha, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão solene no próximo dia 18. Serão condecorados com Diploma de Honra ao Mérito: Piquete Lanceiros da Tradição, por proposição do vereador Rafael da Silva Alves (PSDB); João Quintana Vieira, vereador José Clemente Corrêa (PT); Paulo Renato Moraes, vereador Valério Pimpão Echeverria (PSDB) e Edevar Soares Salgueiro, vereador Ronnie Mello (PP). O Título Honorífico de Cidadão Uruguaianense será entregue a Ramão Borda Falcão, por sugestão do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).