Executivo protocola PL que autoriza área para Usina Termoelétrica

Tramita na Câmara Municipal de Uruguaiana Projeto de Lei autorizando o município a proceder concessão de direito real de uso de área para instalação de Usina Termoelétrica que utilizará como combustível a casca de arroz. O anúncio foi feito aos vereadores na reunião do dia 22 de abril de 2021 pelo Prefeito Ronnie Mello.

O terreno localiza-se na Charqueada, de frente para a UR 204, com 78.542,40m2. a ser concedido a empresa Enerbio Participações LTDA. “Há meses o Legislativo trabalha com o Poder Executivo, articulando com produtores, autoridades federais e empresários para viabilizar esse empreendimento que além de gerar energia limpa, fomentará mais investimentos e empregos”, registra o presidente do Legislativo, vereador Carlos Delgado.

Na oportunidade foram elencadas as diversas vantagens do empreendimento. Um dos principais impactos da construção é a ampliação da disponibilidade de energia regional devido ao aumento da potência adicionada no Sistema Interligado Nacional. A Usina será interligada diretamente na Subestação de Uruguaiana, reforçando o sistema local e regional.

Segundo estimativa da empresa, serão criados aproximadamente 100 empregos diretos durante a fase de construção do empreendimento, com previsão de término entre 18 a 24 meses, além de outros 200 empregos indiretos, considerando os fornecedores de insumos, materiais e equipamentos.

Também registra-se que a Usina projeta a solução definitiva para o descarte incorreto da casca de arroz no Município. Toda a casca produzida no beneficiamento do arroz será transportada e utilizada na Usina, onde será queimada em caldeira. Toda cinza e material particulado, ou seja, 20% da casca queimada serão absorvidos no filtro de mangas, acumulado em silos e depois descartado corretamente de forma segura, podendo ser utilizado tanto na correção de solo de lavoura como insumo em indústria de cal mista, argamassa ou cimento.