Execução e acompanhamento democrático do PME são cobrados pelo Parlamento

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita ao Município que agilize o processo de regulamentação para possibilitar o acompanhamento da execução e avaliação do Plano Municipal de Educação no Município.

O vereador Marcelo Lemos (PDT), através de requerimento verbal apresentado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 21, indica a necessidade de implementar as determinações do PME, especialmente o estabelecido na Meta 19 que assegura condições, no prazo de 1 um ano da vigência do Plano, para a efetivação da gestão democrática da educação pública municipal em todos os níveis de ensino. O vereador Marcelo destacou as estratégias que visam elaborar a lei de gestão democrática nas Escolas Públicas Municipais e instituir o Fórum Municipal de Educação. Este objetiva a representação de todos os segmentos da sociedade civil, de forma paritária, tendo sua composição realizada de forma democrática, por meio de eleição, para o acompanhamento da execução do PME bianualmente alternando com a revisão do plano. “A execução, a avaliação e o acompanhamento do Plano de Educação é determinante para a conquista dos seus objetivos e alcance dos avanços pretendidos na educação e, consequentemente, no nosso futuro”, afirmou Marcelo.