Ex-vereador Benites será nome de rua

Na reunião do dia 23 de outubro de 2020, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que denomina Vereador José Antônio Rodrigues Benites a rua ‘M’ no Loteamento Dr. Olavo Rodrigues.

A matéria é de autoria do vereador Vilson Brites-Cabrito (Republicanos). José Antonio Rodrigues Benites iniciou sua carreira politica aos 16 anos de idade, como integrante de entidades estudantis. Foi eleito vereador nas legislaturas de 1989 a 1992, 1993 a 1996 e 1997 a 2000, e 2001 a 2004.

Participou por três oportunidades da Diretoria da União dos Vereadores do Estado do RS (Uvergs), onde foi Vice–Presidente; Presidente do Conselho Fiscal e recebeu diploma com a distinção de “Sócio Benemérito” da União dos Legisladores da Fronteira Oeste (Ulfro), pelos relevantes serviços prestados.

Ocupou o cargo de 1º, 2º e 3º Secretário da Câmara Municipal, foi eleito Presidente por duas vezes, nos anos de 2001 e 2002. Teve sua atuação voltada para a segurança dos Uruguaianenses, reivindicando mais soldados para a Brigada Militar e policiais para a Polícia Civil, bem como, o funcionamento da segunda delegacia da Polícia Civil.

Assumiu o cargo de Prefeito três vezes, onde preocupado com o alto índice de violência no município, decretou calamidade pública na área da segurança e enviou para a Câmara Municipal Uruguaiana o Projeto de Lei, criando o Conselho Municipal de Segurança.

Neste período de atividades políticas participou da diretoria da Unidade Sindical de Uruguaiana, fundou o Sindicato dos Funcionários em estabelecimentos de Saúde. Além da politica sua outra paixão foi o esporte amador, em especial o futebol de campo, sendo um forte incentivador do esporte amador e profissional.

“Benites deixou um grande legado no cenário político desta cidade, sendo um incansável defensor dos direitos humanos e atuante na luta contra todo o tipo de discriminação, exigiu mais respeito com os pescadores, vendedores de churrasquinhos e donos de armazéns e lutou pela abertura dos postinhos policiais nos bairros”, completou Vilson Brites.