Estudantes visitam a Câmara de Vereadores

Alunos da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco visitaram na manhã desta terça-feira a Câmara Municipal de Uruguaiana com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelos vereadores. A visita faz parte do projeto Cidadania, desenvolvido de forma interdisciplinar pelos educadores da escola há três meses. O projeto procura incentivar de forma pedagógica a formação cidadã dos alunos. A visita dos estudantes ao poder legislativo ocorreu durante a sessão ordinária que aprovou projetos de interesse da comunidade.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Júlio Cardoso, Jaqueline Rodrigues, Marlei Gomes e Loiva Formiga. Segundo o professor Cardoso, a maioria dos alunos jamais havia presenciado uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
– O objetivo deste trabalho é incentivar os alunos a debater em sala de aula valores como ética, participação política e solidariedade. Com esta visita, os alunos deixam um pouco a teoria para vivenciar na prática como é a política.
A aluna Vanessa Rodrigues Gomes, de 14 anos, acompanhou atentamente a sessão ordinária. Ela nunca tinha estado na Câmara de Vereadores antes. Para ela, a visita serviu para conhecer como trabalham os vereadores.
– Para mim foi uma experiência nova. Eu e os meus colegas vamos fazer um relatório e debater em sala de aula o que observamos nesta visita – disse a a aluna.
Os vereadores Maria do Carmo Victorino (PT), Alfonsina Guedes de Moura (PMDB), Jussara Osório (PP), Francisco Barbará (PTB) e Luiz Gilberto de Almeida Risso (PSDB) elogiaram os professores pela realização do projeto. Segundo a vereadora Maria do Carmo, atividades como esta desenvolvida pela escola permitem que os alunos despertem para a cidadania desde cedo.

2 de outubro de 2006