Estradas vicinais geram debate e polêmica

         O ver. Rafael Alves (PSDB) apresentou requerimento solicitando que o Deputado Frederico Antunes buscasse junto às autoridades do governo estadual, auxílio para as estradas vicinais de Uruguaiana, a exemplo do que foi obtido para o município de Alegrete.

         O requerimento levantou discussões sobre os problemas enfrentados pelos produtores que não estão conseguindo escoar a produção em razão dos altos custos de transporte ou até da falta de interesse dos transportadores em fazer o serviço devido ao desgaste dos caminhões nas estradas precárias.

         O ver. José Clemente (PT) apresentou cópia de nota de empenho datada de 30/04/2010, originária de emenda do então deputado federal Pompeo de Mattos, destinando R$ 585 mil reais para a aquisição de maquinário visando a recuperação das estradas vicinais no Município de Uruguaiana, questionando porque a verba não foi utilizada pelo Poder Executivo. O ver. Rafael Alves (PSDB) buscou informações junto à Caixa Econômica Federal e disse que apenas se trata de promessa de crédito, mas que o recurso ainda não foi disponibilizado para o erário, a moldes do que ocorre com a verba de R$ 100 mil reais para cobertura da quadra de esportes da escola na Vila da Barragem Sanchuri.

        Sobre a situação das estradas, o ver. Ronnie Mello (PP) destacou a atuação efetiva da Casa Legislativa quando intercedeu no momento certo e permitindo à Uruguaiana o ingresso no PROVIAS – Programa de Intervenções Viárias, o que possibilitou a aquisição de maquinários pela Prefeitura.

         Foi sugerido pelo ver. Adalberto Silva (PP) que as máquinas da Secretaria de Obras fossem todas deslocadas para o interior a fim de consertarem as estradas vicinais a tempo da safra não ser perdida nos silos dos produtores.

30 de março de 2011