Essencialidade de templos religiosos é estabelecida

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que estabelece como essenciais as atividades realizadas em igrejas e templos de qualquer natureza do município.

A proposição de autoria dos vereadores republicanos Zulma Ancinello, Adenildo (Bispo) Padovan e Paulo Kleinubing foi votada dia 15 de julho de 2021.

A matéria refere-se ao trabalho social que envolva o recebimento e a entrega de doações de alimentos, agasalhos ou similares; e missas, cultos presenciais ou similares. Mantém-se essas atividades em tempo de emergência ou calamidade pública, sendo assegurado o atendimento presencial, obedecidas as normas sanitárias determinadas pela autoridade competente.

“A determinação depende do gestor, mas nem sempre poderá haver a sensibilidade e o reconhecimento deste da importância dessas instituições no desenvolvimento espiritual e social nos espaços onde o poder público não chega”, afirmou o vereador Padovan.

Na oportunidade, a vereadora Zulma salientou a realização de diversas ações assistenciais e o amparo espiritual oferecido. “São nos momentos de crises como a que estamos vivendo é que mais as pessoas buscam conforto e auxílio, demonstrando a essencialidade real dessas entidades”, considerou.