Esclarecimentos sobre Carnaval 2012 prestados à Comissão de Serviços Municipais

Na manhã de ontem 29 de fevereiro de 2012, esteve presente à reunião da Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal de Uruguaiana, presidida pelo ver. José Clemente (PT), o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, quando trouxe esclarecimentos sobre dúvidas suscitadas por munícipes aos integrantes da comissão parlamentar. Na ocasião, foi esclarecido que todas as decisões tomadas pelos organizadores tiveram a participação dos representantes das escolas de samba do primeiro grupo.

O presidente da Comissão de Carnaval, Carlos do Canto, garantiu a acessibilidade de deficientes físicos à avenida, aos camarotes e aos banheiros especiais, informando que aqueles que precisam de adaptações no acesso devem cadastrar-se antecipadamente para terem as necessidades assistidas. Os banheiros serão exclusivos, junto ao Mercado Público; o acesso nos portões será facilitado com tablado de trânsito aos cadeirantes e adequações até os camarotes.

O acesso geral à avenida será através de cartões magnéticos individuais, assim não poderão ser transferidos e violados, sendo permitida apenas uma entrada por noite. Os cidadãos que precisem e justifiquem a necessidade de um número maior de entradas e saídas, devem realizar um cadastro junto às escolas de samba ou na rodoviária. Carlos do Canto reiterou que, a partir desta iniciativa, erros no sistema e problemas de segurança serão minimizados a zero.

Quanto à proibição de entrar com bebidas na avenida, foi informado que ao longo da avenida existirão treze bares, cada um deles com oito atendentes, que fornecerão a cerveja patrocinadora do evento, assim como, bebidas não alcoólicas. Conforme alegado, no boleto bancário de pagamento dos camarotes e entrada, consta a proibição da entrada de bebidas, entretanto, o presidente da Comissão de Carnaval anunciou que sacolas térmicas poderão entrar se não houver nelas cerveja de outras marcas.

O carnaval acontece de 8 a 10 de março, a partir das 21h. As escolas que não cumprirem o limite de tempo serão penalizadas financeira e administrativamente.