Esclarecimentos do Secretário Municipal de Saúde

O secretário Luiz Augusto Schneider, da Pasta de Saúde do Município, prestou seu depoimento à CPI da Saúde, na tarde de hoje (28 de abril de 2011).

Esclareceu vários assuntos que foram questionados pelos vereadores componentes da Comissão Parlamentar de Inquérito, a respeito da UTI Neo-natal, sobre a mortalidade infantil e os problemas da pediatria.

Disse que a troca de profissionais foi feita de forma natural em razão dos cursos de formação médio e superior existentes na cidade, sendo essa uma medida de competência administrativa.

Sobre o INCAR, o Secretário disse que houve um desequilíbrio financeiro no atendimento e que não foi possível mantê-lo nos moldes em que estava, inclusive porque o Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia da Santa Casa de Caridade ainda não está credenciado ao SUS e os primeiros serviços prestados estavam sendo custeados pelo próprio hospital.

A respeito da Santa Casa de Caridade e a sua administração, falou que existe uma radicalização de posturas de parte a parte e que a substituição do diretor técnico, dr. Mocelin, foi uma medida protetiva adotada pelo Prefeito Municipal.

O Secretário Schneider respondeu a questões pontuais e se utilizou de metáforas e eufemismos quando questionado sobre pontos mais incisivos, tais como o seu afastamento da comissão gestora da Santa Casa e da dita falta de respeito da administradora para com o Secretário e Vice-prefeito Municipal, assim como, sobre a não aplicação de recursos por falta de projetos para adesão aos programas do governo federal. Quanto aos atrasos de salário dos funcionários do hospital, confirmou as informações já prestadas anteriormente pelos médicos.

Ao final, o secretário Schneider colocou-se à disposição para esclarecer quaisquer outros pontos suscitados atinentes à Pasta da Saúde.

Em razão de os dois primeiros depoimentos terem se estendido até as 19 horas, o depoimento do médico radiologista Juliano Copetti dos Santos foi adiado para a tarde de amanhã (29).