Entidades representativas mobilizam-se por nova Ponte do Ibicuí

A Câmara Municipal de Uruguaiana está unida com o Parlamento de Itaqui, lideranças, empresários e entidades de classe pela construção de nova Ponte sobre o Rio Ibicuí. Estiveram presentes no local na segunda-feira, dia 16 de junho de 2014, reunindo informações para subsidiar o pleito representantes da ABTI, Sindicato de Despachantes Aduaneiros, SDAERS, Sindimercosul, Sest/Senat, Poder Executivo, vereadores Adalberto Silva, Ronnie Mello, Marcelo Lemos, Rafael Alves e Josefina Soares.

A Frente Parlamentar busca providências sobre as condições de trafegabilidade da ponte. Entre as preocupações, está a possibilidade de aprovação da Lei 12.872/13 que autoriza, a partir de janeiro, a realização de convênio entre União e Estado do Rio Grande do Sul para que este assuma a responsabilidade da manutenção da via.

A situação da ponte será levada pelos líderes da mobilização às autoridades responsáveis para cobrar providências sobre os riscos e os prejuízos causados à população da fronteira, buscando impedir a transferência da titularidade das vias que estendem-se por cerca de 250 quilômetros de Uruguaiana à Itaqui e à Barra do Quarai.

“Temos convicção que o Estado não tem condições de assumir esta responsabilidade em virtude das dificuldades financeiras”, explica Ronnie sobre a possibilidade de execução de obras no local. Há previsão de cerca de 32 milhões da União nesta malha viária.