Encaminhamentos sobre o lixo de Uruguaiana são questionados no Parlamento

Os problemas no processo para destinação correta do lixo de Uruguaiana foram pauta na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22 de setembro de 2015. Por solicitação do vereador Irani Fernandes (PP) esteve presente o secretário Municipal de Meio Ambiente, Victor Gediel Machado, na oportunidade proposta para a Câmara buscar informações sobre as medidas já definidas e que deveriam estar implementadas, conforme orientado por legislação e determinado pelo Ministério Público Estadual sobre o lixo do município.

Entre elas está implantação de aterro sanitário, efetivação de pátio para transbordo, programa de educação ambiental e acolhimento de famílias residentes no lixão em condições insalubres. “A Casa Legislativa colabora muito com as ações, mas o problema ainda não está resolvido de forma definitiva”, afirmou o secretário.

022

Durante a explanação, foi citado o processo necessário para destinação adequada dos resíduos. Como entrave foi apresentado que a área destinada para aterro sanitário e transbordo não foi viabilizada por não atender as exigências técnicas e a FEPAM anda não concedeu a licença de instalação. De acordo com Gediel, para implementação do aterro deverão ser investidos cerca de 8 milhões de reais e mais um milhão de reais para manutenção mensal.

Quanto ao programa de reciclagem, o secretário relatou as atividades desenvolvidas em parceria com as associações de trabalhadores da área. “Estamos retirando os cidadãos dessa situação insalubre, mas os direcionando às associações e às áreas urbanas para a coleta seletiva”, garantiu.

Os parlamentares destacaram a necessidade de urgência para providências sobre descarte do lixo, de atenção à assistência aos trabalhadores da reciclagem e de preocupação com as condições do meio ambiente. O vereador Irani frisou a importância de ser trabalhada a conscientização da população sobre a reciclagem. “Pedimos que a educação ambiental seja massivamente realizada, assim como é preciso ampliar os pontos de coleta seletiva para a comunidade”, encerrou.