Em plenário, eles falaram…

No período de comunicações da sessão ordinária de hoje, dia 02 de abril de 2013, os vereadores destacaram a atuação do poder público municipal em benefício da reativação do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana, o Dia do Autista, hospital militar e consumo de álcool por jovens.

SERVIÇO DE CARDIOLOGIA – O empenho para a reabertura do Instituto de Cardiologia foi destaque na sessão ordinária de hoje, dia 02. O vereador Ronnie Mello (PP) relatou a reunião realizada na semana passada entre vereadores, Ministério Público Estadual e Poder Executivo onde sugeriu ação integrada para a reativação do serviço de cardiologia. O parlamentar considerou a presença do ex-prefeito Sanchotene Felice na Comissão formada, um empecilho para a continuidade do trabalho em função do seu envolvimento no fechamento do INCAR. Também citou o repasse de R$ 265.000 do Governo Estadual para cooperativa dos pequenos produtores de leite do município como oriundo de seu requerimento e concretizado por emenda do deputado Luís Carlos Heinze.

SERVIÇO DE CARDIOLOGIA II – A vereadora Josefina Soares (PP) mencionou na tribuna que a Casa Legislativa deve tomar providências para efetivar a reabertura do INCAR. Ainda comentou sobre a necessidade de unir poderes Legislativo e Executivo por esta causa. “Representamos a população e nosso papel é cobrar”, afirmou a vereadora.

DIA DO AUTISTA E HGuU – No transcurso do Dia do Autista, dia 02, o vereador Irani Fernandes (PP) cumprimentou a moção sugerida pelo vereador Rafael Alves de congratulações à presidente da Associação dos Autistas Sem Fronteira de Uruguaiana. Ainda falou sobre a viagem que irá realizar até Brasília, onde aproveitará a oportunidade para tratar sobre a volta do Hospital Militar para Uruguaiana. “Além de tratamento de saúde, tomaremos conhecimento sobre as possibilidades da volta do HguU ao município”, afirmou.

SERVIÇO DE CARDIOLOGIA III – O vereador Adalberto Silva (PP) salientou, na tribuna, os prazos citados para a Comissão em prol da reabertura do Incar, considerando estas definições relevantes para o andamento dos trabalhos.

REQUERIMENTOS E SERVIÇO DE CARDIOLOGIA IV – O vereador Rafael Alves (PSDB) utilizou o espaço da Tribuna para expor os requerimentos de sua autoria. Entre eles o estudo da viabilidade de colocação de quebra-molas para concessão de velocidade na rua Duque de Caxias, em frente aos camelôs. Também sobre a disponibilização do serviço de fonoaudiologia no município e a denominação de “Henio Savedra” a via que liga a rua Érico Veríssimo ao loteamento Ibarra. O vereador salientou as ações inicialmente desenvolvidas nesta legislatura e anunciou aos presentes a saída do ex-prefeito, Sanchotene Felice, da Comissão formada para a reativação do INCAR. “Daqui há quarenta anos, Uruguaiana será referência no serviço de alta complexidade em cardiologia e o nome do ex-prefeito Felice será lembrado como idealizador desta ideia”, considerou Rafael.

BEBIDA ALCOÓLICA PARA MENORES – O projeto de lei que busca a coibição de menores de 18 anos de frequentarem, mesmo acompanhados, as festas open bar no município foi referenciado pelo vereador autor da proposta, vereador Marcelo Lemos (PDT). “O consumo de álcool entre jovens pode ser considerado epidemia, por isso com essa lei estaremos inibindo o número de usuários”, considerou.