Em plenário, eles falaram…

Durante o período de comunicações da sessão ordinária desta terça-feira, dia 16, os vereadores falaram sobre a reabertura do Instituto de Cardiologia, segurança pública e providências a serem tomadas pelo Poder Executivo em benefício da comunidade.

INSTITUTO DE CARDIOLOGIA – Após reunião dos parlamentares com Ministério Público, realizada no final de março, o vereador Ronnie Mello (PP) destacou na tribuna o término do prazo de 15 dias estipulado para o que o Executivo providencie a reabertura do Instituto de Cardiologia. Nesse sentido, foi aprovado que serão solicitadas informações sobre como o MP irá agir sobre o fato.

PROVIDÊNCIAS – O vereador Marcelo Lemos (PDT) lamentou o falecimento de mais um uruguaianense envolvido em acidente de moto, fazendo referência às más condições das vias públicas no município. Também destacou os diversos terrenos desocupados que acumulam lixo. “Há tempos cobramos que o Executivo fiscalize os responsáveis pela limpeza destes locais”, afirmou o parlamentar que solicita a realização de notificações aos proprietários destas áreas indicadas pelos parlamentares semanalmente. A audiência pública sobre os free-shops que será realizada hoje, dia 16, foi anunciada pela sua importância na promoção de discussões e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

PROVIDÊNCIAS II– As ações anunciadas como desenvolvidas nos primeiros meses de mandato pelo Poder Executivo não foram totalmente realizadas segundo o vereador Irani Coelho Fernandes (PP), como a criação do Parque Municipal do Rio Uruguai. O parlamentar solicitou aos demais que analisem o anunciado e cobrem a efetivação destas ações.

PROVIDÊNCIAS III– O vereador Adalberto Silva (PP) falou no espaço da Tribuna Livre sobre a necessidade de planejamento da Secretaria de Obras para elencar as prioridades da população. Segundo o parlamentar, principalmente a manutenção de estradas merece atenção do Executivo. “No período de safra, as condições pioram e causam também prejuízos econômicos aos produtores rurais”, considerou.

PROVIDÊNCIAS IV– “É preciso registrar o caos que está Uruguaiana”, falou a vereadora Josefina Soares (PP) referindo-se às condições das vias públicas do município. A parlamentar destacou a situação do brete das Paineiras e da rua Pinheiro Machado, locais onde os veículos têm dificuldade em transitar. Também citou a audiência pública que será realizada nas próximas semanas sobre a prestação do serviço de alta complexidade em cardiologia por sua proposição.

TERRENO AFMU – O vereador Fernando Tarragó (PSDB) fez referência à concessão autorizada, em 2012, pela Câmara, de terreno à Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana. De acordo com Tarragó, alguns impedimentos foram acrescentados pela administração atual. Neste sentido, foi solicitada a realização de audiência com o Prefeito Municipal para que o Legislativo tenha conhecimento sobre o processo.

SEGURANÇA PÚBLICA– As constantes notícias que envolvem violência contra menores e mulheres foram destacadas com preocupação pelo vereador Egídio Carvalho (PSDB). Foram citados os recentes casos de estupro noticiados pela imprensa local e a formação de gangues de menores de idade durante a noite em praças da cidade. “Autoridades de segurança, poder público e principalmente as famílias, quando nos referimos aos menores de idade, devem estar atentos nestes casos”, completou o vereador. Também foi citada a péssima condição de habitação em um beco existente entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Santana, nas proximidades da Polícia Civil. De acordo do vereador, inexiste um ambiente saudável para os moradores do local.