Em plenário, eles falaram…

No período de comunicações da sessão ordinária desta terça-feira, dia 07 de maio de 2013, os vereadores falaram sobre os benefícios da educação em período integral, reportaram-se sobre a audiência pública que discutiu a saúde no município e a reativação do serviço de cardiologia e registraram a data histórica que marca o fim da 2ª Guerra Mundial.

EDUCAÇÃO EM TURNO INTEGRAL – O vereador Marcelo Lemos (PDT) solicitou a colaboração dos colegas vereadores para a análise e aprovação do projeto de lei que pretende alterar a Lei Orgânica do Município, de forma a propiciar o oferecimento de ensino em turno integral aos alunos da educação básica, com assistência completa diária, alimentação, atividades culturais e esportivas. O vereador Marcelo apresentou dados que demonstram que os países melhor colocados no ranking de educação oferecem o turno integral. Em sua manifestação, a vereadora Jussara Osório (PSDB) cumprimentou o trabalho do vereador Marcelo e destacou a importância do legislador e a relevância dos benefícios que são conseguidos através da atividade parlamentar, por vezes, sem o devido reconhecimento pela comunidade.

PROFILURB – Na tribuna da Câmara, o vereador Rafael Alves (PSDB) defendeu a necessidade de que a Secretaria de Obras providencie a retirada de árvores em área de loteamento na Profilurb. Somente após esta providência, a AES-Sul poderá implantar a rede de energia elétrica no local. O parlamentar referiu que a área foi legitimada pelo poder público assim que a rede de abastecimento de água e esgoto foi implantada, ficando afastada a discussão acerca da legalidade dos lotes.

AUDIÊNCIA I – Sobre a audiência pública realizada pela Câmara Municipal na última semana, o vereador Egídio Carvalho (PSDB) falou que, apesar do trabalho e dedicação da vereadora Josefina Soares (PP), o resultado não foi satisfatório. A Secretária de Saúde não apresentou definições e o problema segue sem solução. O vereador lamentou que o serviço não esteja funcionando por questões particulares e por lacunas no contrato, cujas cláusulas são questionadas, embora sem iniciativa das partes envolvidas para os ajustes necessários.

AUDIÊNCIA II – A vereadora Josefina Soares (PP) falou sobre a necessidade de buscar resultados a partir das ideias lançadas na audiência pública sobre a saúde, realizada na última semana. Criticou a manifestação da secretária de saúde do município, Saionara Marques Almeida dos Santos quanto aos prazos para providências de reativação do instituto e quanto ao atendimento à população. A vereadora reafirmou que o prefeito não pode se eximir de tratar sobre o assunto, como vem fazendo.

AUDIÊNCIA III – Ainda sobre os problemas enfrentados pela Santa Casa de Caridade e pela necessidade dos serviços do Incar, o vereador Adalberto Silva (PP) manifestou-se sobre a ausência do prefeito Luiz Augusto Schneider na audiência pública, o que não auxilia na resolução dos problemas. Registrou que “a comunidade precisa que as autoridades decidam e resolvam os problemas de contrato e que disponibilizem o serviço com a maior brevidade.”

LEI DO DESCANSO – Na tribuna, o vereador Ronnie Mello reportou-se à audiência pública que será realizada no SEST/SENAT, no próximo sábado, dia 11, a partir das 14 horas. O transporte internacional e a lei do descanso, que regulamenta atividades dos motoristas serão a pauta principal do evento. Segundo o parlamentar, estarão presentes os deputados estaduais Frederico Antunes e Silvana Covatti e o deputado federal Vilson Covatti.

ULFRO – O vereador Gilberto Risso (PMDB), presidente da Câmara Municipal, informou sobre a recente eleição da ULFRO – União dos Legislativos da Fronteira Oeste e reforçou a ideia de que as Câmaras da região devem estar unidas em busca de melhorias e projetos que beneficiem a comunidade fronteiriça. Registrou a manutenção do vereador alegretense Celeni Viana na presidência e a sua eleição como vice-presidente da entidade. “Sem unidade na fronteira oeste quanto às pautas, os objetivos não serão atingidos. É visível a falta de representação política de Uruguaiana, quando comparada a cidades menores da região e aos investimentos recebidos nos últimos tempos.”, afirmou o presidente Risso.

DIA DA VITÓRIA – Foi registrada pelo vereador Irani Fernandes (PP), a passagem no dia 08 de maio da data que marca o final da segunda guerra mundial, que contou com a participação da Força Expedicionária Brasileira. O parlamentar comentou a omissão dos órgãos públicos em comemorar a vitória das forças armadas brasileiras. “Lamentamos estar perdida, senão deliberadamente afastada, a oportunidade de valorizar os atos de honra e patriotismo de alguns dos verdadeiros heróis deste país.” afirmou o vereador.

Ainda na tribuna do Legislativo, o vereador Irani discorreu sobre sua participação em evento da ULFRO realizado em Alegrete, no qual palestrou sobre a acessibilidade e os direitos de idosos, elogiando a política adotada pelos gestores locais e que deveria ser exemplar para todos os municípios ainda não engajados nesta ideia.