Em plenário, eles falaram…

No período de comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira, dia 09 de maio de 2013, os vereadores falaram sobre o estacionamento rotativo, a audiência pública que tratou sobre emprego e renda, a implantação do programa “balada segura” em Uruguaiana, o oferecimento de acesso à saúde e à segurança nos bairros da cidade e a participação popular nas decisões do poder público.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO – O vereador Egídio Carvalho (PSDB) encaminhou sugestão ao Poder Executivo de que seja alterada a pintura das ruas, possibilitando o aumento e a definição da área de estacionamento nas quadras não incluídas no sistema rotativo pago.

ÁREA PARA RITUAIS RELIGIOSOS – Também foi sugestão do vereador Egídio, na tribuna da Casa Legislativa, a determinação de uma área próxima aos rios e matas para destinação aos rituais de algumas religiões, evitando a discriminação dos não simpatizantes com as práticas religiosas, e prevendo o compromisso do poder público de manter a limpeza e a organização do local. O vereador Egídio fundamentou sua proposição em legislação vigente em outros estados brasileiros.

EMPREGO E RENDA – A audiência pública realizada na Câmara Municipal pela Comissão Especial Pró-Emprego foi o tema da abordagem do vereador Marcelo Lemos (PDT), que destacou positivamente o trabalho realizado e as manifestações dos convidados. O Parlamentar destacou o alto nível dos debates e a mobilização de segmentos da economia local, de representantes de classes de trabalhadores e do poder público com o objetivo comum de sanar a falta de empregos e as deficiências existentes.

BALADA SEGURA – “Na comemoração do aniversário do Município, a partir do final do mês de maio, ‘balada segura’ será implantada em Uruguaiana”, assegurou o vereador Marcelo Lemos (PDT). O programa a ser implantado decorre de convênio do governo municipal com o estadual, em atenção a proposição do vereador Marcelo e conta com a fiscalização efetiva nos finais de semana através de pessoal, cães treinados e aparelhos de medição de uso de álcool e drogas.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Foi registrada a importância da participação popular nas audiências públicas sobre o plano plurianual que vem sendo realizadas na cidade. A vereadora Jussara Osório trouxe o assunto, destacando que as prioridades indicadas pelas comunidades nos bairros são saúde e segurança pública. Destacou que a descentralização do serviço, através da implantação de postos policiais pela cidade traria mais tranquilidade aos moradores e, quanto à saúde, a carência de profissionais, médicos e odontólogos é o fator a ser suprido.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO II – A respeito da manifestação do vereador Egídio Carvalho, quanto a novas delimitações de estacionamento na área central da cidade, o vereador Adalberto Silva mencionou que cabe ao Executivo que cumpra a lei do estacionamento rotativo, com o que muitos dos problemas restariam solucionados. Na lei, há a previsão de demarcação do sistema pago somente no lado esquerdo da via, ficando livre de cobrança o lado direito.