Em plenário, eles falaram…

10 de agosto de 2012

Os vereadores utilizam o período de comunicações para manifestar-se na tribuna sobre temas de natureza política, administrativa e de interesse público. Nesse sentido, a Câmara Municipal passará a noticiar os pronunciamentos dos parlamentares nas sessões ordinárias do Poder Legislativo.

Durante a sessão desta quinta-feira, dia 9, os vereadores abordaram os seguintes assuntos: Dia dos Pais e do Advogado; participação popular na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias; possível fechamento da Frigoeste; 119 anos do Clube Comercial e cumprimento do Código Brasileiro de Trânsito.

DIA DO ADVOGADO – No próximo dia 11, sábado, comemora-se o Dia do Advogado. O vereador Valério Echeverria (PSDB) fez menção à data relembrando a história de lutas e de conquistas da categoria, assim como o papel destes profissionais para a administração da justiça. O presidente da Casa Legislativa, Kiko Barbará, e demais vereadores manifestaram apoio à lembrança do vereador Valério.

PARTICIPAÇÃO NA LDO – O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Fernando Tarragó (PSDB), destacou a importância da participação dos munícipes para complementar a Lei de Diretrizes Orçamentárias. “A Casa Legislativa deve tomar um posicionamento sobre o pagamento do funcionalismo”, considerou Tarrago exemplificando a situação do município. De acordo com o parlamentar, a folha atualmente prevê 45 milhões para essa matéria quando poderia aplicar 80 milhões. Caso a implementação desta sugestão seja realizada, o município poderá investir na contratação e preencher as vagas necessárias para profissionais da saúde em Uruguaiana. “Podemos ter uma nova visão da LDO, para no próximo ano melhorar as diretrizes”, considerou.

POSSÍVEL FECHAMENTO DA FRIGOESTE – O vereador Rogério de Moraes (PSDB) manifestou-se na tribuna sobre a possibilidade de fechamento da Cooperativa Fronteira-Oeste de Carnes e Derivados Ltda (Frigoeste). Solicitou que os representantes da instituição relatassem, em uma próxima oportunidade, a situação na Câmara Municipal de Uruguaiana para esclarecer esta notícia e buscar alternativas junto ao poder público alternativas que evitem esta ação. “É lamentável e preocupante a possibilidade de fechamento da cooperativa que tem lutado pela industrialização neste setor, verdadeira vocação de Uruguaiana, além de significar desemprego, perda de arrecadação e retrocesso econômico”, afirmou Rogério. Os vereadores progressista Ronnie Mello e Adalberto Silva também mencionaram esta pauta em seus pronunciamentos.

DIA DOS PAIS – O vereador Gilberto de Almeida Risso (PMDB) destacou a comemoração pelo Dia dos Pais que acontecerá no próximo domingo, dia 12. “É uma data para refletirmos a importância do pai presente”, afirmando que muitos problemas sociais devem-se a esta lacuna social nas famílias atuais.

119 ANOS DE CLUBE COMERCIAL – “Exemplo de vitalidade e profissionalismo, o Clube Comercial de Uruguaiana merece reconhecimento pelos seus anos comemorados”, assim o vereador Rafael Alves (PSDB) congratulou o aniversário do Clube. Também relatou o trabalho da atual presidência, liderada por Nei Ulrich, pelo desenvolvimento de atividades que estão marcando novos tempos no município, assim como os parabéns estendidos aos funcionários e associados. O parlamentar também fez menção ao Dia do Garçom, comemorado dia 11, assim como ao Dia do Advogado.

PROVIDÊNCIAS PARA CUMPRIR CBT – O vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT) chamou atenção para as irregularidades no cumprimento do Código Brasileiro da Trânsito em Uruguaiana. Segundo o parlamentar, os últimos veículos adquiridos pelo município não estão identificados como pertencentes ao poder público conforme regimenta e obriga o Código. “Assim, podem ser utilizados para outras atividades, inclusive para uso particular e indevido de servidores”, considerou Clemente. O vereador solicitou providências para a breve colocação de logotipos nos veículos do município.