Em plenário, eles falaram…

Durante a sessão desta terça-feira, dia 14 de agosto de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana: eleições 2012, Plano Diretor, lixo na cidade, trânsito e iluminação, ações das comissões da Casa Legislativa e verba para a Califórnia.

ELEIÇÕES 2012 – Em razão da dúvida gerada sobre os indeferimentos das candidaturas para as eleições de outubro, o vereador Valério Echeverria (PSDB) manifestou-se na tribuna. Ele reiterou que não há mais restrições para os candidatos, pois todos estão em conformidade com a justiça eleitoral, fazendo referência aos atuais colegas do PSDB, PMDB e PT.

PLANO DIRETOR – O instrumento básico para a aplicação das políticas de desenvolvimento e expansão do município para os próximos anos é traçado pelo Plano Diretor Municipal. O vereador Gilberto Risso (PMDB) destacou a importância da participação da comunidade neste planejamento. O parlamentar ainda fez referência ao trabalho executado pelo médico Fábio Motta na área da saúde em Uruguaiana.

LIXO PELA CIDADE – O vereador Fernando Tarragó (PSDB) manifestou-se sobre a quantidade significativa de lixo que é dispensado em terrenos baldios em Uruguaiana. “Não são casos isolados e deve ser providenciada uma maneira de coibir essa atitude”, considerou. Tarragó também destacou que o prazo para sugestões de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias é sexta-feira, dia 17. As propostas da população devem ser encaminhadas por escrito para os vereadores.

TRÂNSITO E ILUMINAÇÃO – Providências para sinalização do trânsito no bairro João Paulo II e iluminação no bairro Cabo Luiz Quevedo foram solicitadas pelo vereador José Clemente Corrêa (PT). Conforme a legislação nacional, nenhuma via pavimentada pode ser entregue após sua construção ou manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada para garantir as condições adequadas de segurança na circulação, situação que não acontece em Uruguaiana. Outro ponto destaque na explanação do vereador foi a aplicação das faixas de sinalização horizontais colocadas nas pistas, pois o governo municipal gasta anualmente com as recolocações, quando poderia economizar com materias mais resistentes.

COMISSÕES EM AÇÃO – O vereador Rogério de Moraes (PSDB) apresentou a agenda das comissões de Direitos Humanos e Serviços Municipais. Nesta manhã, dia 15, os vereadores participam de audiência no Consulado Brasileiro na Argentina para tratar de um fato ainda não esclarecido desde o ano passado quando um jovem brasileiro foi constrangido em Paso de los Libres. Durante a tarde, a Comissão de Serviços estará em reunão com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) sobre a possibilidade de melhorias no acesso à localidade de Plano Alto.

VERBAS PARA CALIFÓRNIA – O vereador Ronnie Mello (PP) destacou a emenda de sua autoria vigente desde 2011 na Lei de Diretrizes Orçamentárias que destina cerca de cem mil reais para a realização da Califórnia da Canção Nativa. Ele relatou que existe esse recurso para o evento, mas é necessário o planejamento e o empenho de pessoas que busquem a parceria para realizar a Califórnia.