Em plenário, eles falaram…

Durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana, na primeira sessão ordinária de agosto, dia 04 de setembro de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos: providências na BR 472, saúde e irregularidades nas vias públicas urbanas.

PROVIDÊNCIAS PARA BR – O vereador Rafael Alves (PSDB) destacou as obras realizadas pela empresa AES Sul na BR 472 nos últimos dias. Segundo o parlamentar, em razão desta operação as cercas, que impedem a passagem de animais de grande porte na via pública, estão derrubadas. A situação permite o trânsito de animais na pista, o que já ocasionou dois acidentes no local. “É necessário que a empresa providencie a recolocação das cercas ou que a Polícia Federal e o Departamento de Trânsito sensibilizem-se com a causa para evitar outros acidentes”, considerou.

COMUNIDADE – A atuação das comunidades ligadas à diversas igrejas de Uruguaiana foi elogiada pelo vereador Gilberto Risso (PMDB) na tribuna. A importância do envolvimento social e da responsabilidade das entidades em ações beneficentes foram lembradas pelo parlamentar.

PREOCUPAÇÃO COM SAÚDE – O vereador Ronnie Mello (PP) mencionou na tribuna a preocupação unânime da população quanto à situação dos atendimentos à saúde no município. De acordo com o parlamentar, em visita ao interior de Uruguaiana foi observada a grande apreensão das comunidades da Barragem Sanchuri quanto ao tema. Sobre as condições da BR 472, o vereador frisou a falta de iluminação na via. Também destacou a participação dos pais nas atividades escolares, como no desfile em alusão ao Dia da Independência realizado final de semana.

IRREGULARIDADES NO TRÂNSITO – As lombadas com proporções diferentes das regulamentadas por lei e os gastos indevidos de recursos públicos estão entre os itens destacados com frequência pelo vereador José Clemente Corrêa (PT) quanto às irregularidades na área do trânsito de Uruguaiana. “Há o desconhecimento da legislação”, considerou o parlamentar ao anunciar o envio de comunicação sobre o tema ao Ministério Público.

APOIO – O vereador Adalberto Silva (PP), reportando-se à fala do vereador Rafael, mostrou-se solidário com as famílias dos envolvidos em acidentes na BR 472 e reiterou a necessidade da AES Sul tomar providências. Também considerou a importância do Poder Legislativo na fiscalização de ações irregulares do município, como as citadas pelo vereador Clemente.

PREOCUPAÇÃO COM SAÚDE II – “O problema no sistema de saúde é nacional” afirmou o vereador Rogério de Moraes durante seu pronunciamento na tribuna. De acordo com o parlamentar, os municípios do interior do estado, com destaque para Uruguaiana, estão desassistidos há anos e apenas soluções paliativas são desenvolvidas, sem a resolução efetiva dos problemas.