Em plenário, eles falaram…

Durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana, na sessão desta terça-feira, dia 25 de setembro de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos: estadualização das URs, Universidade do Mercosul, ações para segurança, desintoxicação na Azcouro e interior do município.

ESTADUALIZAÇÃO DAS URS – O projeto do Poder Executivo sobre a transferência das Urs (vias de acesso que interligam a BR 290 e a BR 472) ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER) foi destacada pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB). O vereador manifestou-se sobre sua participação na execução desta proposta, assim como os poderes Legislativo e Executivo para esta realização. “Agora o projeto está caminhando de forma concreta”, considerou o parlamentar.

UNIVERSIDADE DO MERCOSUL – O vereador Gilberto de Almeida Risso (PMDB) explanou na tribuna sobre a possibilidade de implantação da Universidade do Mercosul em Uruguaiana. Em sua afirmação, esclareceu sobre a importância da instituição para o desenvolvimento do município e sobre a necessidade de somar as forças das bancadas partidárias para unir forças em prol desta causa.

ESTADUALIZAÇÃO DAS URS II – Os processos utilizados e o pleito para a execução da proposta de estadualização das URS foram discutidos entre os parlamentares. O vereador Adalberto Silva (PP) relatou a confirmação recente do governo estadual sobre a ação.

PROVIDÊNCIAS PARA SEGURANÇA – O vereador José Clemente Corrêa (PT) relatou o retorno da solicitação feita pela Comissão de Serviços Municipais e Segurança ao governo do Estado em reunião em Porto Alegre. Na última sexta-feira, foi anunciada a vinda para Uruguaiana de oito policiais civis recém-formados, assim como há expectativa de destinação de policiais militares como reivindicado à Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul. O parlamentar registrou ações que serão desenvolvidas no Instituto Geral de Perícia , enfatizou que a melhoria na segurança é um trabalho realizado de médio a longo prazo, tendo em vista o histórico de defasagem na área e acrescentou que serão disponibilizadas três viaturas para Uruguaiana

INTERIOR – A vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) frisou a mobilização das comunidades do interior do município na tribuna. “A maturidade da população destas localidades em situações com o serviço de esgoto e a perfuração de poços devem ser destacados”, disse a parlamentar. Na oportunidade, ainda anunciou o espaço da Tribuna que será concedido na Câmara para a enfermeira Jane Beatriz Chaves dos Santos explanar sobre o Dia de Incentivo à Doação de Órgãos na próxima quinta-feira, dia 27.

DESINTOXICAÇÃO NA AZCOURO – A retirada dos materiais contaminados da área da antiga Azcouro foi comunicada pelo vereador Valério Echeverria (PSDB). A pendência judicial que impedia a ação foi vencida, assim, a total desintoxicação do local está prevista para cerca de dois a três meses. “A comunidade não deve se preocupar caso odores sejam sentidos, pois esses não são tóxicos”, considerou o parlamentar.

PESARES DE FALECIMENTO – O vereador Ronnie Mello (PP) manifestou-se na tribuna em sinal de condolências e solidariedade à família da Ana Carolina Colazzo, especialmente ao seu pai, Leandro Colazzo. “A Casa Legislativa, vereadores e cidadãos apoiarão a família para que seja feita a justiça”, afirmou.