Em plenário, eles falaram…

Durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana, na sessão desta terça-feira, dia 16 de outubro de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos: internet gratuita, free shop, usina, estrada do Plano Alto, Dia do Professor, curso técnico em Comércio Exterior, Urcamp em Uruguaiana e estacionamento rotativo.

INTERNET GRATUITA: O vereador Valério Echeverria (PSDB) falou sobre a indicação que enviou ao Poder Executivo para oferecimento gratuito internet na área urbana de Uruguaiana. Segundo o parlamentar, a execução desta proposta significaria gasto de cerca de 4 mil reais ao município e pode beneficiar cerca de 36 mil residências em Uruguaiana. “A importância da internet para facilitar a nossa vida nos dias de hoje deve ser considerada na análise desta indicação”, considerou.

PROJETOS POSITIVOS: O apoio aos projetos de instalação do free shop, de reativação da usina e de melhoria na via de acesso ao Plano Alto foi abordado pelo vereador Fernando Tarragó (PSDB) na tribuna hoje, dia 16. De acordo com o parlamentar, a Casa Legislativa deve ponderar algumas questões nestas iniciativas. Na questão dos freeshops é preciso considerar o desafio daqueles interessados em executar a proposta, inclusive pensando em localização das instalações. Quanto à usina, é necessário pensar sobre a retomada das atividades sem o enfrentamento dos mesmos problemas antes ocorridos. Além disso, sobre o asfaltamento do Plano Alto, considerou que todas as alternativas devem ser estudadas para que o objetivo seja alcançado para a comunidade. “A Câmara deve mobilizar-se com atitudes direcionadas para que os projetos sejam realizados”, afirmou o vereador Fernando.

CURSO TÉCNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR: O vereador Ronnie Mello (PP) salientou que a demanda pela implantação do curso técnico de Comércio Exterior nível pós-médio em Uruguaiana havia sido repassada, em 2010, pelo parlamentar juntamente com o deputado Frederico Antunes e pelo presidente da ABTI, José Carlos Becker à superintendência Estadual da Educação Profissional que autorizou a realização da proposta. Segundo Ronnie, a preocupação com geração de trabalho e renda no município impulsionou a iniciativa de realização do curso. Foi destacado ainda o projeto de lei criando o “Programa Municipal Primeiro Emprego” de autoria do vereador Ronnie, aprovado pelo Poder Legislativo, porém vetado pelo prefeito municipal, visando incentivar a economia local e a qualificação profissional dos jovens. “Solicitamos que os próximos gestores municipais considerem a importância desta ação e coloquem em prática o projeto”, considerou.

DIA DO PROFESSOR: Na condição de professora, a vereadora Nerai Kaufmann (PSDB), parabenizou os educadores de Uruguaiana pela passagem do Dia do Professor, comemorado ontem, dia 15. Destacou a importância do papel do professor na sociedade e fez referência às dificuldades enfrentadas por estes profissionais em sala de aula. “É importante educar com amor e carinho e estar em sala de aula por que gosta”, afirmou. Ainda destacou que, no dia 25, será realizada eleição dos conselheiros tutelares do município e a importância de participar para escolher os candidatos melhor preparados.

URCAMP EM URUGUAIANA: O vereador Rogério de Moraes (PSDB), além de saudar os professores pelo dia 15 e relevar a importância destes profissionais para o desenvolvimento da sociedade, destacou a mobilização pela instalação da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em Uruguaiana. Segundo o parlamentar, o empenho para realizar audiência pública nas próximas semanas permitirá as tratativas sobre a vinda dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Pedagogia e Comércio Exterior, entre outros.

PROJETOS POSITIVOS II: O vereador Mauro Brum (PP) contribuiu com a fala do líder de governo, vereador Fernando Tarragó, quanto às preocupações com free shop, usina e estradas do interior. O parlamentar acompanhou junto ao Senado os processos para autorizar a implantação de free shops em cidades irmãs nas fronteiras e afirmou que Uruguaiana é uma das cidades com maior potencial para atrair investidores. “Temos conhecimento de investidores da Europa e Oriente Médio que demonstram interesse nesta cidade a partir da criação dos free shops”, considerou Mauro. Nas questões relacionadas à reativação da usina, relembrou que o movimento da Câmara Municipal pela permanência da instituição em Uruguaiana foi decisivo, entretanto agora são necessários outras ações para implementação da usina que poderá render 20 milhões de reais para o município reverter à saúde, educação ou outros setores caso utilize todo seu potencial. Sobre a estadualização da UR que liga a área urbana de Uruguaiana ao Plano Alto, Mauro destacou que a Secretaria de Infra-estrutura do Estado estima que 30% dos acessos aos municípios ainda não são asfaltados no Rio Grande do Sul. “As providências podem demorar, mas a luta deve ser contínua e insistente”, afirmou.

DIA DO PROFESSOR II: O espaço da tribuna foi utilizado pelo vereador Adalberto Silva (PP) para cumprimentar os educadores de Uruguaiana pelo Dia do Professor, 15 de outubro. “Devemos valorizar estes profissionais que cumprem a árdua tarefa de educar e preparar nossos jovens para o futuro e a vida”, declarou. O parlamentar ainda destacou a importância da família na orientação dos filhos para tratar com respeito os professores e estimular a continuidade das atividades com qualidade.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO: O vereador José Clemente Corrêa (PT) questionou a legalidade da implantação do estacionamento rotativo em Uruguaiana. A lei aprovada pela Câmara Municipal que autorizou o sistema em 2010 permite a cobrança de taxas apenas para veículos estacionados no lado esquerdo das vias sinalizadas, entretanto o decreto do Prefeito Municipal sugestiona o acréscimo da cobrança ao lado direito. “É preciso garantir o cumprimento da lei aprovada por esta Casa Legislativa”, afirmou. O parlamentar anunciou que uma medida judicial será encaminhada para que torne sem efeito o decreto do Poder Executivo. O presidente da Câmara, vereador Francisco Barbará, afirmou que providências serão tomadas tão logo sejam analisadas as possibilidades jurídicas.