Em plenário, eles falaram…
Durante o período de comunicações na Câmara Municipal de Uruguaiana, na sessão desta quinta-feira, dia 29 de novembro de 2012, os vereadores abordaram os seguintes assuntos: saúde, educação e aquisição de bens públicos.
BENS PÚBLICOS – O vereador José Clemente Corrêa (PT) falou sobre o divulgado na imprensa a respeito da inauguração de obras do Poder Executivo no encerramento do mandato. Foi destacada a aquisição de um piano pelo governo municipal no valor aproximado de meio milhão de reais. De acordo com o vereador, a compra não seguiu os processos legais que regem o poder público. “Enquanto isso na Barragem Sanchuri, por exemplo, nós vimos as manifestações de ausência da manutenção da saúde pública e outras tantas necessidades, principalmente quando há irregularidades”, completou.
BENS PÚBLICOS II – O investimento realizado pelo Poder Executivo foi anunciado pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB) como benéfico à cultura, considerando a importância da implementação do teatro municipal que será referência para o município inclusive para o turismo. O parlamentar afirmou que o processo de aquisição do piano referenciado foi regular e complementou que a saúde está em situação caótica em todo o país. “O maior problema é a falta de recursos humanos, pois não há médicos e mesmo no atendimento particular há dificuldades”, considerou.
BENS PÚBLICOS III – A lei que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública foi mencionada pelo vereador Mauro Brum (PP) em relação à aquisição de bens pelo Poder Executivo de Uruguaiana. Na adoção de inexigibilidade de licitação para o investimento parece evidente que a lei não foi respeitada, por exemplo, com referência à marca do produto. “Já há citação do Ministério Público com vários apontamentos de irregularidades desde 2009, inclusive com glosa de valores, que deverão ser devolvidos aos cofres públicos.”, afirmou.
EDUCAÇÃO E SAÚDE – O vereador Adalberto Silva (PP) cumprimentou, na tribuna, as comunidades das escolas estaduais Leda Maria, Romagueira Correa, Elisa Ferrari Valls e Uruguaiana pelo resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O parlamentar também manifestou-se sobre a situação da saúde no município com base no divulgado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul. “Há médicos no Estado, o que falta em Uruguaiana é estímulo para que os profissionais da medicina venham trabalhar aqui”, sugeriu a implantação do plano no município.
BENS PÚBLICOS E EDUCAÇÃO – A segunda Mostra Pedagógica da Escola Municipal Marília Sanchotene Felice foi saudada pela vereadora Neraí Kaufmann (PSDB). Segundo a parlamentar, a mudança da mentalidade da comunidade escolar é notável. “Os alunos são realmente amigos da escola e percebemos o carinho e a dedicação dos pais e professores da instituição”, considerou. A vereadora ainda fez referência à 36ª Feira do Livro e ao seu patrono, Daniel Fanti. Completou ainda que o povo de Uruguaiana tem direito ao esporte, lazer e cultura. “Temos a Escola de Belas Artes com cursos gratuitos, biblioteca disponível, entre outros. Os vereadores devem ter a sensibilidade para reconhecer isso”, considerou.