Eletricidade vai chegar na Vila do Povinho

A espera de mais de quatro décadas por energia elétrica da comunidade da Vila do “Povinho”, na localidade de Charqueada, tem data definida para acabar. Nesta semana, as famílias moradoras da vila obtiveram a promessa de receber eletricidade até 30 de outubro deste ano. O prazo foi anunciado aos moradores pelo superintendente da AES Sul na Fronteira Sul, engenheiro Elísio Freitas Neto, e pelo gerente técnico da AES Sul, em Uruguaiana, Ricardo Slaghenaufi. O encontro dos moradores com a direção da AES Sul foi promovido pelo presidente da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal e o superintendente da AES Sul visitaram a Vila do “Povinho” na tarde de terça-feira (15/08) para conhecer a situação dos moradores. A dona de casa e moradora da localidade, Diolanda Silveira Azevedo, 52 anos, comemorou a notícia. Segundo ela, a falta de uma rede de energia elétrica impede os moradores de adquirir eletrodomésticos e de ter chuveiro elétrico. Para ela, as dificuldades aumentam, principalmente, nos verões, quando as famílias sofrem com os transtornos para conservar os alimentos.
O presidente da Câmara Municipal, lembra que, desde dezembro do ano passado, o poder legislativo e a comunidade de moradores estavam empenhados em buscar uma solução para o problema. Segundo Moraes, havia um compromisso de instalar a rede de energia elétrica até março deste ano, mas dificuldades burocráticas impediram o andamento dos projetos.
O superintendente Elísio Freitas informou que a AES Sul contratará uma empresa para elaborar o projeto elétrico da rede e que a execução da obra deve estar concluída até 30 de outubro. A notícia também foi festejada pelo prefeito de Uruguaiana. O chefe do Executivo disse que a administração municipal fará o for necessário para ajudar a viabilizar a obra.

15 de agosto de 2006