Eletricidade chega na vila do Povinho

Numa cerimônia simples foi entregue no início da noite de quinta-feira (26/10) a luz para a comunidade do Povinho da Charqueadas. A espera de mais de quatro décadas pela chegada da eletricidade se encerrou com o simbólico apertar do interruptor de energia em uma das 10 casas da comunidade. A entrega da luz contou com a presença do prefeito Sanchotene Felice, do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério de Moraes, e do superintendente da AES Sul na região, Elísio Freitas. Com a entrega, uma das comunidades rurais mais próximas da cidade finalmente passou a ter energia elétrica de qualidade.
A obra demandou um investimento de R$ 38 mil, com recursos do programa federal Luz Para Todos. A construção havia sido prometida em agosto passado e foi entregue quatro dias antes do prazo estipulado pela direção da AES Sul. No local, uma rede de alta tensão com 4,3 quilômetros de extensão necessitou ser construída. Com a chegada da rede elétrica, os moradores contarão com medidores de energia em cada residência e passarão a pagar cerca de R$ 20 mensais. Além disso, a qualidade da energia fornecida permitirá o uso de eletrodomésticos como geladeiras, freezeres e chuveiro elétrico, amenizando os efeitos do verão.
O presidente da Câmara de Vereadores destacou que a reivindicação da comunidade era muito antiga e que só pode ser viabilizada graças à atuação harmônica entre os poderes legislativo e executivo do município e à colaboração da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e da Cooperativa Fronteira Oeste de Carnes e Derivados. O prefeito Sanchotene Felice também destacou a importância da chegada da energia elétrica para a comunidade do Povinho como uma obra social relevante para o município.
– As famílias moradoras desta comunidade jamais teriam condições de financiar o custo desta obra. Neste investimento, é visível o caráter social do projeto e a importância da eletricidade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas – disse.
Os moradores entregaram ao presidente da Câmara de Vereadores uma carta escrita a punho de agradecimento às entidades, pessoas e órgãos públicos que possibilitaram a chegada da energia elétrica na comunidade (leia o teor da carta abaixo). A manifestação de agradecimento emocionou o presidente da Câmara de Vereadores.

CARTA DA COMUNIDADE
“É com grande satisfação que viemos saudar e agradecer, o grande empenho de todos aqueles que batalharam para conseguir para a Comunidade de Povinho, uma luz de qualidade, foi difícil, mas conseguimos.
Ficamos satisfeitos com o resultado do trabalho e hoje podemos dizer que a luz é para todos.
Agradecemos os operários da Guaíba Service, o pessoal da AES Sul, o vereador Rogério e o prefeito Sanchotene Felice, o presidente da Cooperativa da Fronteira Oeste de Carnes e Derivados, senhor Mauro Aymone Lopes, e a todos que se motivaram a ajudar-nos, nossos agradecimentos.”

Comunidade do Povinho da Vila da Charqueada

27 de outubro de 2006