Elba expõe trabalhos em comemoração aos 160 anos de emancipação política de Uruguaiana

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana juntamente com a Secretaria de Cultura, Juventude e Esportes deu inicio na noite de ontem (17/10), à exposição dos alunos da Escola Livre das Belas Artes (Elba). A mostra é alusiva aos 160 anos de emancipação política do município e ocorre no Centro Cultural Dr. Pedro Marini. A vernissagem reuniu autoridades, alunos de diferentes idades, professores e a comunidade em geral que ao som do músico Cid Gües prestigiaram telas, esculturas e objetos pintados e criados pelos aprendizes do projeto artístico.
Glênio Medeiros, 33 anos, aluno portador de síndrome de Down, expôs seu primeiro trabalho, e diz estar muito feliz com a descoberta do novo talento. O empresário do ramo de automóveis, e também estreante na arte das tintas e pincéis, Edu Barros, 48 anos, conta que revelou sentimentos e tem agora uma terapia alternativa.
Os professores da escola, Leopoldo Romero Filho e Maria Helena Fuentes Pereira, acreditam que a Elba veio para somar, descobrir e incentivar novos talentos de uma maneira livre, e principalmente dando acesso a todos.
O Prefeito Municipal José Francisco Sanchotene Felice, idealizador do projeto, entregou homenagens a alunos que foram escolhidos pelos colegas como exemplos no grupo. Para ele, “a cultura é tudo aquilo que não é natureza, é a busca da satisfação em prol da beleza”.
O Secretário de Cultura, Juventude e Esportes, Miguel Augusto Ramos, promete para o próximo ano mais vagas e novos cursos de desenho, dança, teatro, arte digital entre outras modalidades de expressão artística. A exposição estará aberta ao público até 14 de novembro.

17 de outubro de 2006