Educação Inclusiva é destacada na Câmara

As políticas de educação inclusiva são abordadas na Câmara Municipal de Uruguaiana por proposição do vereador Irani Fernandes. Após a explanação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, representada pela coordenadora Maria de Lurdes D’Ávila na última quinta-feira, dia 24 de abril de 2014, sobre as ações inclusivas na rede da ensino estadual, deverá comparecer na sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 6, representante da Secretaria Municipal de Educação.

]

As medidas são voltadas para que crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular, definidas em ações política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. “Democratizar a convivência humana é a finalidade, pelo desenvolvimento da comunicação, eliminando preconceitos”, destacou a coordenadora ao falar sobre os objetivos das politicas inclusivas.

            Em Uruguaiana, seis escolas estaduais têm salas multifuncionais e monitores. Outras duas instituições estaduais estão em fase de implantação para receber os estudantes. A coordenadora relatou o desafio de trabalhar as diversidades e as oportunidades de capacitação disponibilizada aos educadores. Ainda expôs o enfrentamento realizado na resistência de algumas famílias para o processo inclusivo e a busca pela compreensão dos benefícios a todos, em relação ao estímulo à comunicação e ao fomento da solidariedade das turmas inclusivas.

           Na ocasião, foi frisada a competência pedagógica das instituições de ensino, a flexibilidade no controle de frequência destes alunos, a disponibilidade de monitores para auxiliá-los e o cumprimento da legislação que prevê a matricula de todos os alunos, assegurando as condições necessárias.