Educação em pauta na semana do dia do professor

           Profissionais da educação estiveram na Câmara Municipal de Uruguaiana para explanarem sobre a situação dos professores diante da pandemia, os avanços ou retrocessos nas carreiras e a análise sobre o retorno às aulas presenciais. No dia 13 de outubro de 2020, por proposição do vereador Clemente Correa (PDT), utilizaram a palavra representantes do CPERS, APEMU e Secretaria Municipal de Educação.

         Do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), Glaci Weber, foi afirmada contrariedade em relação a manifestação do governo do estado para volta Às aulas presenciais. “Os professores se reinventaram para essa situação, manter o distanciamento significa vidas preservadas”, salientou Glaci sobre os riscos de contágios para toda comunidade escolar.

          Representando a Associação dos Professores e Especialistas de Educação da Rede Municipal de Uruguaiana, Dirce Gracioso, destacou os prejuízos da educação nos últimos anos, com redução de investimentos, desvalorização dos professores e sucateamento das instituições de ensino. Sobre a pandemia foram ponderadas as dificuldades para volta das aulas presenciais. “Não temos estrutura para sanitização e é difícil o domínio de crianças para manter o distanciamento”, considerou.

             Da SEMED, a Secretária Maria Helena Machado, relatou as ações realizadas este ano, como reformas em escolas e atualização de planos de prevenção contra incêndios. Também foi abordado o trabalho de manutenção das merendas escolares para os alunos do município que seguem sendo distribuídas através de kits.