Educação é destaque em Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor reuniu-se nesta quarta-feira, dia 12 de junho de 2019, para tratar de demandas apresentadas em relação à educação infantil com profissionais da área.

Na semana anterior, professores e Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR) expuseram a necessidade de esclarecimentos sobre a contratação em caráter temporário de professores. Foi alegado que os contratados não complementarão o quadro das etapas inicias ou suprirão os horários para que as professoras possam realizar o planejamento de aulas. Também relataram dificuldades nas estruturas físicas das escolas e nos materiais pedagógicos.

A Comissão buscou com a Secretaria Municipal de Educação as informações. O contexto foi exposto, sendo considerado que muitos professores estão em laudo ou atestado e que o processo seletivo aberto para educação infantil suprirá a demanda atual, inclusive com liberação do horário para professores realizarem o planejamento.

Nesta quarta, todos estiveram reunidos para debater os pontos, esgotar as dúvidas e firmar compromisso sobre os encaminhamentos definidos. Ainda foi apresentado o relatório da visita realizado pela Comissão nas EMEIS Mario Quintana e Casinha da Emília para averiguar as condições dos prédios, necessidades de reparos e o quadro de funcionários.

A reunião foi conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Suzana Alves (PRB), com vereadores presidente do Legislativo, Zulma Ancinello (PRB), Neraí Kaufmann (PSDB), Irani Coelho (P), Mano Gás (PSDB), Carmelo Madeira (PSDB) e Rafael Alves (PMDB).