Dr. Mocelin presta esclarecimentos na CPI
O ex-diretor técnico da Santa Casa de Caridade, dr. José Vitório Mocelin, esteve depondo na CPI, na tarde desta sexta-feira (06 de maio de 2011), narrando os atos administrativos praticados pela srª Ana Maria Del’Ito e que culminaram com o seu afastamento.
Dr. Mocelin discorreu sobre o funcionamento do hospital antes e depois da vinda da atual administradora e disse que seu afastamento ocorreu após ter tentado das formas mais brandas possíveis, resolver as divergências que se instalaram devido à interferência prejudicial da srª Ana Maria Del’Ito nas decisões de caráter técnico e de competência da direção da qual era o titular.
Afirmou que a contratação de profissionais de enfermagem, técnicos, auxiliares, se dá por seleção realizada pessoalmente pela administradora da Santa Casa, desde a inauguração do novo pronto socorro.
Explicou que é grande o número de técnicos contratados sem uma avaliação criteriosa e que são colocados para trabalhar em setores hospitalares importantes sob a orientação dos enfermeiros responsáveis, que têm que lhes dar treinamento para, em três meses (fim do período de experiência), serem, em sua maioria, substituídos, reiniciando o ciclo. Segundo o médico, essa situação é problemática porque reduz a capacidade de atendimento aos pacientes, além do que profissionais de comprovada experiência e qualidade técnica estão sendo substituídos por outros sem o mesmo perfil profissional, inclusive vindos de outros municípios.
Sobre a comunicação escrita que encaminhou aos seus superiores, falou que, na condição de diretor técnico do hospital, é responsável direto por toda as irregularidades que porventura possam ocorrer, tendo o dever de buscar a solução.