Dr. Fábio Mota é ouvido na Comissão de Saúde

Nesta manhã (18/04/11), vários segmentos da comunidade uruguaianense, especialmente da área de saúde, foram representados na Câmara Municipal, durante a reunião da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, presidida pelo ver. José Clemente (PT), e na qual estava presente o médico Fábio Mota, responsável técnico pelo Instituto de Cardiologia de Uruguaiana.

Em atendimento a convite da Comissão, o profissional deu informações sobre os acontecimentos que desencadearam uma ação civil pública contra a Municipalidade, conforme noticiado pela imprensa local.

Foi explanada pelo Dr. Fábio, a forma como foi implantado o Instituto de Cardiologia desde os primeiros estudos em 2007, e a assinatura de protocolo de intenções em 2008, através do qual foi definida a participação do Município, da Santa Casa de Caridade e do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, tendo sido até então cumpridas todas as disposições acordadas pelas partes. As divergências, conforme disse o médico, começaram a ocorrer pela interferência do setor administrativo da Santa Casa nas decisões técnicas dos médicos, especialmente com o não fornecimento de materiais solicitados e com a destinação para outros setores de profissionais que foram treinados para atender o INCAR, culminando com a tentativa de fechamento da unidade e a intervenção do Ministério Público e do Poder Judiciário.

O médico foi questionado pelos vereadores presentes e disse que vê, como solução para o impasse, o apoio do Ministério Público e do Judiciário para que os termos acordados e o interesse público prevaleçam e que sejam mantidos os serviços após toda a estrutura montada e todo o investimento feito.

O pronunciamento do médico e os documentos citados por ele foram todos requisitados pelo ver. Clemente a fim de serem encaminhados para análise pela comissão parlamentar de inquérito instituída com o fim de, entre outros assuntos, averiguar o ocorrido. A CPI estará reunida amanhã (19/04), a partir das 14h, no plenário do Legislativo.