DNIT garante ao Legislativo que Ponte Internacional não representa riscos

Em ofício encaminhado pelo Engenheiro João Sother Celestino Alves, do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) – Unidade Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (UNIT) em Uruguaiana, ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, em atenção ao ofício Parlamentar àquela unidade quanto a situação estrutural da Ponte Internacional foi informado que constantemente a estrutura vem sofrendo reparos, desde as fundações até a superestrutura.

Conforme João Alves, “foram executadas inspeções subaquáticas com fotografias submersas na infraestrutura, elaborados projetos e recuperados blocos de apoio que apresentavam defeitos; foram abertas janelas na mesoestrutura, identificados defeitos em pliares que foram restaurados; foram executados reparos nas cortinas Duque Dalba; foram descascadas, por apicoamento do concreto, todas as vigas e lajes da superestrutura e reparados os defeitos encontrados. Estas operações foram levadas a efeito nas duas pontes, ferroviária e rodoviária”.

O Engenheiro do DNIT destaca que “podemos afirmar que foram tomadas todas as providências para detectar defeitos e efetivação dos reparos dos mesmos, o que nos leva a informar que a ponte apresenta condições estruturais para suportar a carga a que está submetida. Saliento que a travessia do Rio Uruguai em Uruguaiana e Paso de los Libres, é constituída por duas pontes totalmente independentes, desde as fundações até a superestrutura. Portanto, a simultaneidade de trens não acarreta sobrecarga na ponte rodoviária”.

João Sother Celestino Alves, finaliza o ofício, enfatizando que “quanto a projeção da durabilidade futura, considerando-se a efetivação de manutenção permanente, da maneira que está sendo feita; considerando-se que o concreto aumenta a resistência com o passar do tempo; considerando a inexistência de acidentes imprevisíveis, podemos considerar esta obra com características para durabilidade ilimitada”.

13 de janeiro de 2006