Divulgação de atendimento prioritário para autistas é sugerida

Projeto de Lei que sugere obrigatoriedade dos estabelecimentos privados e órgãos públicos a dar preferência no atendimento, não retendo em filas, ás pessoas portadoras do transtorno do espectro autista (TEA) está em análise nas Comissões Técnicas da Casa Legislativa. O encaminhamento da proposta dos vereadores progressistas Irani Fernandes e Ronnie Mello foi aprovado na última sessão ordinária, dia 9 de abril de 2015, será submetida aos pareceres das Comissões, votação em plenário e sanção do Prefeito.   A matéria especifica aos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, bem como nas repartições públicas, a colocação de cartazes ou placas em local visível com a informação de atendimento preferencial a pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes.

Conforme estabelece a Lei que institui a política Nacional de Proteção dos Direitos da pessoa com TEA, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, dessa forma tem direito à prioridade de atendimento. Adultos e crianças com TEA apresentam dificuldades nas interações sociais recíprocas, evitam frequentemente os contatos sociais, se isolam e exibem respostas negativas ou mesmo comportamentos destrutivos, neste contexto o projeto de Lei dos vereadores minimiza essas manifestações e crises comportamentais dos portadores de autismo, evitando a espera em filas.