Direção da Corsan confirma novos investimentos em saneamento

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) publicará, ainda nessa semana, o edital de licitação para execução das obras do lote 2 da bacia hidrossanitária nº 1 de Uruguaiana. O investimento está orçado em R$ 3,2 milhões e prevê a instalação de rede de esgoto em bairros centrais da cidade. As obras deverão ter início em agosto desse ano, segundo o engenheiro Joel Daitschmann, do Departamento de Expansão de Redes da Corsan.
Daitschmann e outros sete diretores estaduais da empresa compareceram, nesta quinta-feira, na Câmara Municipal de Uruguaiana, atendendo a um convite formulado pelo vereador José Fernando Tarragó (PSDB). A direção da Corsan prestou informações sobre o projeto de esgoto que a empresa desenvolve, em Uruguaiana, desde o ano de 2000, quando foi assinado o convênio para concessão do serviço de ampliação da rede de esgoto do município.
Segundo os diretores, o projeto prevê a implantação de 193 quilômetros de rede coletora, construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de estações de bombeamento. Passados seis anos da assinatura do convênio, o primeiro módulo da ETE com 20 hectares de lagoas de tratamento e a rede coletora do lote 1 da bacia hidrossanitária nº 1 já estão concluídos. Em extensão, a Corsan ampliou em 30 quilômetros a rede de esgoto da cidade, apenas com as obras do lote 1. Uruguaiana conta, atualmente, com 63 quilômetros de rede.
– O projeto todo tem um custo orçado em R$ 150 milhões. Já investimos R$ 11,7 milhões no projeto de esgoto e estamos cumprindo rigorosamente com os investimentos previstos no contrato firmado em 2000 –, explicou o representante da Superintendência de Planejamento e Orçamento da Corsan, Édison Braz.
Braz disse ainda que o projeto de esgoto de Uruguaiana é o maior que a empresa realiza no Estado. O projeto tem prazo para ser concluído em 2012 e reverterá os atuais percentuais de atendimento de rede de esgoto. Na cidade, somente 18% das economias (residências e estabelecimentos comerciais) atendidas pela Corsan possuem conexão com rede de esgoto.
Entre os vereadores, ficou evidenciada a preocupação com relação à captação de recursos federais e internacionais para a viabilização total do projeto de esgotamento sanitário. Segundo o vereador Fernando Tarragó, o município teria perdido a oportunidade de obter US$ 15 milhões do Banco Mundial para investir no programa de saneamento e preservação do Rio Uruguai. Para a direção da Corsan, os recursos que garantirão a viabilização do projeto de implantação das bacias hidrossanitárias serão solicitados à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades.

24 de abril de 2007