Direção da Apasur expõe objetivos da entidade aos vereadores

Os vereadores de Uruguaiana ouviram, na manhã desta terça-feira (18/09), no plenário da Câmara Municipal, um relato sobre as atividades da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (Apasur). A presidente Gislaine Bortoluzzi, a vice-presidente Lília Cardoso e a tesoureira Vera Benites fizeram uma exposição dos objetivos da entidade e responderam aos questionamentos dos vereadores. Fundada em março deste ano, a associação conta com 30 associados para difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e prestar assessoria pedagógica aos alunos surdos. Atualmente, a entidade luta para conseguir junto à prefeitura da cidade a cedência de uma sala para o ensino da língua de sinais aos surdos.
A tesoureira da entidade, Vera Benites, salientou que até 2.015 todas as escolas públicas deverão ter professores qualificados para trabalhar com a Língua Brasileira de Sinais. Apesar da entidade não possuir dados sobre o número de pessoas surdas em escolas de Uruguaiana, Vera Benites informou que uma primeira turma de professores e intérpretes será formada no município graças aos esforços da associação. Nesta quarta-feira (19/09), a Apasur realizará uma caminhada em prol dos direitos humanos e lingüísticos dos surdos, que percorrerá o centro da cidade a partir das 16h, culminando na prefeitura de Uruguaiana. O convite aos diretores da Apasur foi requerido pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB), que considera o trabalho da entidade um serviço de inclusão social das pessoas com deficiência.

18 de setembro de 2007