Dia Nacional da Consciência Negra será assinalado em Uruguaiana

Palco de uma das primeiras declarações da abolição da escravatura no país, a Câmara Municipal de Uruguaiana realiza nesta terça-feira uma sessão especial para assinalar o Dia Nacional da Consciência Negra. Em Uruguaiana, a Câmara Municipal foi o local onde, três anos e oito meses antes da publicação da Lei Áurea (1888), se assinou a libertação dos escravos das fazendas de charque do município.
A sessão especial em homenagem à Semana da Cultura Afro-brasileira será realizada às 20h no plenário do Palácio Borges de Medeiros. O evento foi proposto pela vereadora Alfonsina Guedes de Moura, líder da bancada do PMDB. Na solenidade, serão homenageadas seis pessoas por indicação da Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda) e da Federação da Religião Afro-brasileira (Afrobras). A vereadora Alfonsina Guedes de Moura e o delegado regional da Afrobras, Jorge Quirino, serão oradores da sessão especial.
Os homenageados se destacaram em serviços prestados à cultura afro-brasileira na região da Fronteira Oeste do Estado. Receberão diplomas de honra ao mérito, expedidos pela Câmara Municipal, o professor, representante do Movimento Negro de Uruguaiana e compositor de samba João Carlos da Nova, as ialorixás Maria Domingues Ferreira, Flávia Marilu Gomes e Eva Pereira Romeiro, além do babalorixá uruguaio Edélcio Oldemar Duran Torres, que exerce atividades na Espanha e na Argentina. Também receberá uma homenagem póstuma a ex-diretora espiritual de umbanda Amélia dos Santos, fundadora do Centro de Umbanda São Jorge Guerreiro, primeiro centro registrado oficialmente em Uruguaiana, no ano de 1951.
Na sexta-feira, a Aruanda e a Afrobras promovem o Seminário Estadual de Cultura Africana, também na Câmara Municipal de Uruguaiana. O seminário é preparatório às comemorações do centenário de criação do primeiro centro de umbanda no Brasil, em janeiro de 2008. O primeiro centro – Tenda do Caboclo das Sete Encruzilhadas – foi fundado em 1908, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.