Dia Mundial de Combate ao Diabetes é tratado no Legislativo

         O dia 14 de novembro é a data da campanha mundial de combate ao diabetes. Em 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu o Rotary Club de Uruguaiana Fronteira, representado por Cristina Tarragó, para explanar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do diabetes.

         A iniciativa também está em alinhamento com a Lei Municipal n.º 4.160/13 que instituiu a Semana de Conscientização e Prevenção do Diabetes em Uruguaiana, visando ampliar o alcance das campanhas educativas e fortalecer a saúde comunitária.

        Na oportunidade, foi destacada a necessidade de sensibilizar a população para as implicações dessa doença e a relevância de hábitos preventivos. Cristina salientou que dados demonstram 8 mil pacientes diabéticos cadastrados em Uruguaiana, entretanto somente 655 buscam a medicação na rede pública de saúde.

         Diagnosticada aos 4 anos com diabetes, Cristina frisou a importância do controle adequado da doença para a qualidade de vida, que inclui alimentação saudável, prática de exercícios físicos e o uso de medicação. “Trago a minha experiência, criar uma rotina de controle faz toda a diferença. Quando há disciplina e consciência, o diabetes deixa de ser um problema”.

        Ainda explanou sobre os desafios iniciais para crianças e adolescentes diagnosticados, o fácil acesso a alimentos específicos para diabéticos e os diversos mitos sobe a doença, entre eles a proibição de alguns alimentos como frutas e doces.

          Sobre os serviços municipais ofertados foram citados a sala anexa à Policlínica para apoio a pacientes e familiares, o Diabetes Day realizado em frente a Estação Férrea e a oferta da medicação na farmácia popular para o controle da doença.