Dia da mulher com homenagem e reflexão

No Dia Internacional da Mulher deste 2022, 8 de março, a Câmara Municipal de Uruguaiana registrou a passagem da data no espaço da tribuna livre e em solenidade.

Durante a noite, cinco mulheres da área da saúde e educação foram homenageadas por se distinguirem na prestação de relevantes serviços às causas sociais e na promoção e defesa dos direitos da mulher.

O título de “Mulher Cidadã” foi entregue à médica Carla Tourem Argemi; por requerimento do vereador Carlos Delgado; à professora e atual secretária municipal de Educação, Maria Helena Bairros Machado; por designação do vereador Celso Duarte; à Conselheira Tutelar Maria Inês dos Santos da Rosa por sugestão do vereador José Clemente Correa; à médica e primeira-dama Paola Araújo Mello, por proposição da vereadora Zulma Ancinello; e à professora Yolanda Soares Azambuja, por indicação da vereadora Marcia Fumagalli.

Carla Argemi

Maria Helena

Maria Inês

Paola Araújo Mello

Yolanda Azambuja

O 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Marcelo Lemos, realizou discurso em nome do Poder Legislativo, destacando a força e a liderança das mulheres. Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Paulo Kleinubing; Prefeito, Ronnie Mello; do Destacamento de Controle do Espaço Áereo,1º Sgt Letícia Monteiro de Souza; e da Delegacia Fluvial, Sub Oficial Valmir de Freitas.

Delegacia da Mulher explana sobre violência doméstica

Durante a sessão plenária, utilizou a tribuna livre a Delegacia da Mulher, representada pela Delegada Carolina Hubber, por proposição da vereadora Zulma Ancinello. A autoridade explanou sobre a importância da denúncia de violência doméstica, os mecanismos de proteção à mulher, a rede de apoio existente em Uruguaiana e o problema social que torna-se o ato.

“O Dia Internacional da Mulher é momento de relembrar as lutas e comemorar vitórias daquelas que vivem uma incansável e incessante busca por autonomia, liberdade e respeito. De todas as frentes que batalhamos, o combate à violência contra mulher é a de maior importância. Uma vez que se é vítima de violência, a mulher não tem capacidade de desenvolver nenhuma de suas potencialidades e nem assumir seus papéis sociais”, afirmou Hubber.