Dia da Consciência Negra na Câmara homenageia cultura e religião afro-brasileira

O Poder Legislativo registrou em sessão solene, dia 18 de novembro, a passagem do Dia da Consciência Negra. No evento realizado em parceria com Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda), Federação das Religiões Afro-Brasileiras (Afrobrás), Confrubrás e Movimento Negro foram homenageadas pessoas que contribuem com a cultura e religião afro-brasileira.

A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara, vereador Adalberto Silva, com a presença dos vereadores Irani Fernandes (PP) e Ronnie Mello (PP), de integrantes das entidades ligadas ao tema, de autoridades da Marinha e Aeronáutica, de amigos e familiares dos homenageados.

A Aruanda conferiu a láurea a Antônio Aires Dias Ferreira.

Também a Paulo Renato Trindade dos Santos.

Vera Camargo foi reconhecida pela Afrobrás.

A Confrubrás condecorou Alexandre Leão Alves.

Também Patrícia de Brito Francisco.

O Movimento Negro prestou homenagem a Hugo Roberto da Silva Garcia.

A representante do Movimento Negro, Elza Suzete da Fontoura, declarou a importância das homenagens para o reconhecimento do trabalho desses cidadãos. “Que tenhamos mais noite como essa de valorização da nossa cultura e das pessoas que sempre atuam para que a cultura esteja sempre na nossa sociedade”, afirmou Elza.

Na ocasião, representando as demais entidades proponente, Jorge Aurélio Quirino, em reverência aos laureados frisou os serviços prestados à cultura, religião, carnaval, que contribuíram para que as instituições fossem o que hoje são.

Em nome do Parlamento, o vereador Irani Fernandes salientou a data como momento de reflexão pela luta por um mundo de união. “Não é raça, religião ou classe social que determina inferioridade, mas pensamentos retrógrados existentes no mundo que é a principal razão do preconceito”, afirmou o vereador.

Para encerrar a cerimônia, o mestre Churrasco fez uma oração no plenário.