Dia da Consciência Negra é registrado com homenagens na Câmara

Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra foi realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana, dia 20 de novembro de 2023. Entidades representativas da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (COPIR) indicaram para ser homenageados seis cidadãos em reconhecimento a contribuição prestada para cultura afro-brasileira.

Os certificados foram entregues a Edgar Colombo Elvino da Silva, por proposição da Aruanda; a Elza Maria Vieira Kurtz, por indicação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro; a Gledir Peralta, por sugestão da Delegacia AFROCONESUL; a Maiza Pereira Jacques, por requerimento da AFROBRAS; e a Maria Helena Bairros Machado, por denominação da CONFURBRAS.

A homenagem in memoriam do Movimento Negro foi prestado a Lino Cabral Martins, na ocasião representado pela sua sobrinha Patrícia Martins.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Juca (Joalcei Gonçalves); vereador Clemente Correa, vereador Marcelo Lemos, Comandante do 1º BPFAF, Maj. Laerte Soares Maciel; representando do 6º Batalhão de Choque, Ten. Márcio Vaz; e representando a Delegacia Fluvial, 3º Sgt Jorge Henrique.

Das entidades representativas participaram o coordenador do COPIR, delegado regional da Afrobras e presidente da Aruanda, Jorge Quirino; presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Elza Suzete Pinto da Fontoura; vice-presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Augusto Fidélis; cônsul e delegado da AFROCONESUL, Flávio Henrique Mariano Marotte.

Em discurso alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, o vereador Clemente registrou a contribuição inestimável do povo negro para a formação da identidade brasileira e para o desenvolvimento do país e a necessidade do enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à intolerância. “O racismo estrutural precisa ser combatido permanentemente e passa pelo esforço de todos”, afirmou.