Dia da Consciência Negra é celebrado com homenagens na Câmara

         No dia 18 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. Aliando-se à programação da Semana Municipal da Cultura Afro-Brasileira, conforme prevê a Resolução n.º 17, de 08 de outubro de 2014, por proposição das entidades integrantes do Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, foram homenageados cidadãos pela contribuição prestada à cultura afro-brasileira.

        A mesa de trabalhos foi presidida pelo vereador Juca (Joalcei Goçalves) e vereador Clemente Correa, com o coordenador do COPIR, delegado regional da Afrobras e presidente da Aruanda, Jorge Quirino; Presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Augusto Fidélis e Cônsul e delegado da AFROCONESUL, Flávio Henrique Mariano Marotte.

       Em nome do Poder Legislativo, o vereador Clemente salientou a importância da data para reflexão sobre o enfrentamento ao racismo e a marca da data de 20 de novembro, pela primeira vez como data de feriado nacional, em reconhecimento à luta pela igualdade e o sentimento de identidade afro-brasileira.

          “No âmbito municipal tivemos lei marcantes nos últimos anos, por nossa proposição, como a Declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Uruguaiana a cultura, a arte, a religião e a tradição do Povo de Terreiro e as comunidades tradicionais de matriz africana; e de fortalecimento da Semana da Cultura Afro-Brasileira no Município”, registro Clemente.

 

Receberam homenagem:

 

Proponente: Delegacia AFROCONESUL, Anderson Coutinho Flores.

 

Proponente: CONFURBRAS, Dagoberto Alvim Clos

  

Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Eloíza Helena Ligório da Silva

 

Proponente: Aruanda, José Antônio Salvador

  

Proponente: CONFURBRAS, Saul de Medeiros

 

Proponente: AFROBRAS, Silvana da Luz Amaro

 O Conselho Federativo dos Cultos Afro Umbandista da América do Sul e consulado e delegacia afro de Uruguaiana, entregou certificado em reconhecimento aos serviços prestados aos vereadores Juca e Clemente, e a Neiva Leão Correa e Iracema Bairros.