Dia da Cavalgada Cavalos do Obelisco é proposto

Projeto de Lei que institui o “Dia da Cavalgada Cavalos no Obelisco” será analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana. A matéria de autoria do vereador Rafael Alves (Republicanos) foi apresentada na reunião do dia 27 de outubro de 2020 pelo idealizador do evento, professor Pedro Xavier Duarte.

A solenidade comemorativa relembra a epopeia Gaúcha na Revolução de 1930, a ser comemorada anualmente, no dia 01 de novembro. O objetivo é o enaltecimento a nossa história, valorização e difusão às gerações futuras.

Na ocasião, Pedro Duarte relatou o fato histórico de gaúchos que atravessaram os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em 1930, para participar da Revolução que tomou o poder no Brasil e derrubou a República Velha. Em ato simbólico que representou a tomada do poder, gaúchos amarraram seus cavalos no Obelisco em Uruguaiana e em 3 de novembro iniciava a Era Vargas.

“A história precisa ser preservada e o evento anual proporcionará manter acesso esse importante fato na memória, o envolvimento de todos e a entregas de menções honrosas a familiares de pessoas que participaram dessa epopeia, fazendo com que até a celebração do centenário (prevista para 2030) seja um evento de grande porte.”, considerou Pedro.