Dezembro Vermelho

Nesta quinta, dia 2 de dezembro a Srª Maria Aparecida Bofill-Coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS, utilizou a Tribuna Livre para explanar sobre o dezembro vermelho e o trabalho desenvolvido pela secretaria.

A Coordenadora ressaltou a importância de comemorarmos dia 1º de dezembro o dia mundial de luta contra a AIDS e no ano de 2021 completou 40 anos de epidemia no mundo.

Temos hoje mais de 1800 pessoas cadastradas com HIV/AIDS incluindo crianças e adolescentes, embora se ofereça várias formas de prevenção, o município apresenta um alto índice de morte sendo a maior causa o diagnóstico tardio.

A partir do diagnóstico positivo a pessoa já passa a ser atendida pelo serviço especializado, nossa equipe trabalha intensamente realizando diariamente atividades de aconselhamento, diagnóstico e tratamento.

Tivemos grandes avanços em relação a epidemia, hoje em várias ações contamos com a parceria dos cursos de saúde da UNIPAMPA.

O boletim epidemiológico nacional em relação ao HIV/AIDS do dia 1º de dezembro coloca Uruguaiana mais um ano fora do ranking dos 100 municípios com maior incidência de AIDS no País sempre num trabalho conjunto dos profissionais, da gestão municipal e da Câmara de Vereadores que sempre foi parceira e apoiou todas as ações.

Uruguaiana hoje é referência para a 10ª coordenadoria regional de saúde, mas não podemos baixar a guarda em relação a prevenção e aos cuidados.

Maria Aparecida encerrou ressaltando a importância da população buscar o teste para que junto com o diagnóstico já inicie o tratamento, agradeceu a participação na tribuna, no mês que marca o dezembro vermelho.