Detalhamento de atividades para Semana de Prevenção às Deficiências é solicitado

A regulamentação da Lei Municipal que instituiu a Semana de Prevenção às Deficiências será solicitada pela Câmara Municipal. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 23 de maio de 2015, o vereador Irani Fernandes (PP) apresentou requerimento que reforça a necessidade de ser trabalhado o tema com a realização de atividades no município durante o período definido entre 21 a 28 de agosto.

O pedido será enviado ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência com a indicação de ações voltadas à divulgação de informações e à viabilização de medidas preventivas à ocorrência de deficiências através de campanhas educativas para a comunidade. A Lei, de autoria do vereador Irani, foi aprovada em 2013 e destaca a importância da prevenção para reduzir a necessidade de tentativas de tratar e curar deficiências.

A Semana não tem cunho comemorativo, mas busca esclarecer a comunidade quanto às causas das deficiências, promover a integração das pessoas em todos os níveis sociais e a sensibilizar da comunidade sobre o assunto. “Acidentes de trânsito, diabetes, acidente vascular cerebral e locais sem segurança são apontados como oportunidades para ocorrência de deficiências e devem ser trabalhadas nessa semana. Estamos perdendo dois anos de tratar o assunto, sendo que cada vez mais pessoas estão se tornando deficientes em razão, muitas vezes, da falta de esclarecimento”, relatou o parlamentar ao falar sobre a efetivação da Lei Municipal que é de responsabilidade do Poder Executivo.