Destacados os benefícios do programa Saúde e Bem Estar em Uruguaiana
Atividades realizadas no município que visam a melhoria da saúde da população foram apresentadas hoje, dia 14 de maio de 2013, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Durante o espaço da tribuna livre, representantes da Secretaria Municipal da Saúde explanaram sobre as ações que incluem grupos de tai chi chuan e atividades realizadas com indivíduos portadores de doenças e agravos não transmissíveis participantes do DANTS. Os visitantes atendiam a proposição do vereador Rafael Alves (PSDB).
A coordenadora do projeto Saúde e Bem Estar, Liene Campos, fez referência à importância de oportunizar à população a prática do tai chi chuan como atividade terapêutica gratuita para a melhoria em problemas de postura, de respiração, de hipertensão arterial, entre outros. Cerca de 300 pessoas são beneficiadas pelo projeto que abrange a instrução para o estímulo e manutenção de hábitos saudáveis e reeducação alimentar. “Cerca de 45% da população brasileira está com o peso acima do recomendado”, alertou Liene.
Na tribuna, o professor de tai chi chuan, Rui Machado, colocou o pioneirismo de Uruguaiana nesta ação, sendo destaque no estado e referência no país pela disponibilização gratuita das atividades relacionadas à modalidade da medicina oriental e destacou o êxito do programa pela evolução das ações e pelo alcance das metas traçadas inicialmente. O vereador Rafael, representando o Poder Legislativo, apresentará esta iniciativa realizada em Uruguaiana, no próximo mês, durante encontro da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul para disseminar a ideia aos parlamentares do Estado.