Despedidas emocionadas marcam a última reunião ordinária da legislatura 2005/2008

A emoção predominou no último pronunciamento dos vereadores da legislatura 2005/2008. As vereadoras Maria do Carmo Machado Victorino (PT), Jussara Osório (PP) e Liliane Riela (PTB) se despediram com muitas lágrimas, ao se pronunciarem pela última vez na tribuna da Câmara Municipal. A não reeleição das três parlamentares foi lamentada pela vereadora reeleita Josefina Soares (PSDB), considerando que haverá uma perda de representatividade das mulheres na próxima legislatura que se iniciará em 1º de janeiro.

Maria do Carmo Victorino se despediu com a leitura emocionada de Solo le Pido a Dios, de Leon Gieco. Um grupo de professores do Instituto Paulo Freiro e correligionários do PT acompanharam a despedida e a ofertaram um ramalhete de flores. O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Brum (PMDB), elogiou o trabalho da vereadora e salientou que a ausência da parlamentar representará uma perda para o Parlamento local. As palavras do presidente também foram reforçadas por Liliane Riela.

A vereadora Jussara Osório também não conteve a emoção e se despediu declarando que continuará expondo suas idéias pela tribuna do rádio. “Para se fazer política, não é necessário ser vereador. Eu desejo que o parlamento de Uruguaiana siga sendo um parlamento diferenciado”, disse.

A última reunião ordinária da atual legislatura começou o salão do plenário lotado pelos servidores da prefeitura. O interesse dos funcionários estava na apreciação das contas do prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB). A pauta da reunião previa a discussão e votação do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento que apreciou o parecer final do Tribunal de Contas do Estado, referente às contas do atual prefeito Felice, no exercício de 2005. Por medida liminar, favorável ao prefeito, o parecer foi retirado da pauta da reunião e não houve apreciação e votação. Após a retirada de pauta, os servidores da prefeitura se retiraram do plenário.

O prefeito de Itaqui e presidente da Associação dos Municiípios da Fronteira Oeste (AMFRO), Bruno Contursi (PDT), também participou da última reunião, ocupando a tribuna para falar da redução da mortalidade infantil, dos investimentos em educação, dos investimentos no setor primário, do reajuste de 29% concedido aos servidores públicos e de outros êxitos da sua administração. Na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, a Câmara Municipal se reunirá extraordinariamente para votar em dois turnos o projeto de lei orçamentário para o exercício 2009. A reunião começará às 9h.

11 de dezembro de 2008