Despachantes Aduaneiros falam de desafios na Tribuna

Em alusão ao Dia Municipal do Despachante Aduaneiros, transcorrido em 25 de abril, a Câmara Municipal de Uruguaiana cedeu a Tribuna Libre aos profissionais da área. Através de requerimento do vereador Carlos Delgado (P), utilizou o espaço o Delegado Regional do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Fábio Ciocca, na última quinta-feira.

Na ocasião foi relatado o histórico da profissão e a complexidade da atividade da classe. “Precisamos ouvir essa categoria que muito enriquece a economia, emprega e gera desenvolvimento”, afirmou Delgado.

O despachante aduaneiro opera em uma plataforma que possui uma diversidade de elementos essenciais a segurança e a celeridade das operações. É a figura que representa importadores e exportadores, necessitando de conhecimento e atualização da legislação aduaneira e tributação nas operações de comércio exterior, de análise de regras de origem nos acordos internacionais de comércio, contratos de câmbio e diversos modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário).

Durante a exposição foram apresentadas reivindicações da classe com órgãos como Anvisa e intervenientes. Entre eles o mapeamento considerado considerando rotas marítimas, sendo o rodoviário extremamente diferente, também o abandono do porto ferroviário em Uruguaiana. “Com a Casa Legislativa devemos apresentar os pontos importantes de demandas e buscar soluções”, considerou Ciocca.