Desenvolvimento do esporte é tema de tribuna livre

As ações realizadas e projetos planejados em Uruguaiana foram apresentados pelo Poder Executivo na reunião desta quinta-feira, dia 14 de setembro. O espaço da tribuna livre, por proposição do vereador Rafael Alves (PMDB), o Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Uruguaiana, Paulo Kleinubing, e secretário adjunto, Fernando Balaka Bermudez.

Na ocasião, foram relatadas as atividades realizadas desde o início da gestão, em janeiro, e o enfrentamento da dificuldade financeira através de parcerias com privado. “Trabalhamos com criatividade, dando ênfase a parcerias com pessoas que acreditam na nossa proposta, e temos como mote, o esporte como instrumento de inclusão social e formação de caráteres, no momento certo que é a infância”, considerou Kleinubing.

Também frisou que a secretaria organizou equipe própria para pequenos reparos, promove eventos e empenha-se para que, até o próximo ano, seja conquistado o número de mil crianças praticando esportes em áreas públicas, com acompanhamento de profissionais de educação física, odontológico, médico, psicológico e assistencial.

Entre os projetos relatados está o voltado ao tênis, “Sacando para a vida”; ao basquete, “Lance Livre”; a hidroginástica e natação, “Nadar”; de futebol de campo e futsal feminino; de ginástica e dança, corrida e caminhada no parcão que está fase de implantação.

O secretário explanou sobre a futura grande reforma projetada para o ginásio municipal e implementação de centro de artes marciais na sede da secretaria, Clube Juventude. Também a doação feita pela Receita Federal de ônibus de quarenta lugares em prol do esporte no município.