Desenvolvimento de setor farmacêutico é debatido entre Câmara, empresários e Executivo

A preocupação de proprietários de farmácias manifestada para a Comissão de Serviços da Câmara Municipal, há duas semanas, quanto ao sustento destes estabelecimentos e ao seu desenvolvimento econômico foi tratada em reunião entre empresários do setor, Poder Executivo e Legislativo realizada nesta quarta-feira, dia 6 de maio de 2015.

Os parlamentares integrantes da Comissão, vereador Rafael Alves, Marcelo Lemos e Ronnie Mello, por indicação do vereador Irani Fernandes, agendaram o encontro com o Prefeito, Luiz Augusto Schneider; secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; diretor da Secretaria, Vilmar Brum e secretário de Governo, Paulo Inda, e contou com a participação de cerca de 25 representantes de farmácias.

Evidenciando a possibilidade de monopólio no ramo farmacêutico em Uruguaiana, os vereadores projetaram os prejuízos como aumento do desemprego, falência de pequenas empresas, queda na arrecadação e aumento dos preços para o consumidor com a falta de concorrência.

A partir da reunião foi definida a Comissão que estudará mecanismos de incentivo ao setor, integrada por representantes dos empresários, do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Entre as ações fixadas para analise está a regulamentação de dispositivos do Plano Diretor e demais leis municipais que fomentem o desenvolvimento na área.