Desenvolvimento da fronteira é debatido entre Assembleia e Câmara

As questões referentes ao desenvolvimento da Faixa de Fronteira estão sendo tratadas pela Assembleia Legislativa em audiências públicas realizadas em sete municípios da região. Na última sexta-feira, 8 de agosto de 2014, estiveram presentes na Câmara de Uruguaiana para promover o debate os deputados vice-presidente da Comissão Especial para tratar da Infraestrutura na Faixa de Fronteira, deputado Frederico Antunes, relator da Comissão, deputado Luiz Fernando Mainardi, e deputada Elisabete Felice, e representando o Legislativo Municipal o vereador Irani Fernandes.

Entre os assuntos abordados estiveram a necessidade de pleitear melhorias na infraestrutura da região como investimentos nas condições de tráfego e sinalização das vias de acesso, nas ferrovias e no incentivo ao comércio e à indústria. O trabalho da Comissão busca fazer o levantamento das prioridades dos municípios de fronteira para desenvolver ações que fomentem o crescimento e o fortalecimento da economia, da educação, da saúde, do agronegócio, da segurança e demais áreas.

O estabelecimento do curso de medicina da Universidade Federal do Pampa-Campus Uruguaiana, foi destaque na audiência. Também a importância da união dos parlamentares para buscar medidas compensatórias devido às perdas históricas dos municípios da região pela defesa do território nacional de fronteira, protegido por Lei.